sexta-feira, 30 de julho de 2010

VIDA DENTRO DA VIDA

A MTC – Medicina Tradicional Chinesa baseia-se no equilíbrio do sistema. Tudo que sai do equilíbrio Yin/Yang gera patologias. A energia Yin está relacionada com o passivo, o frio, o úmido, o feminino e outras; a energia Yang está relacionada com o ativo, o quente, o seco e outras. Quando você se depara com uma pessoa de face vermelha, explosiva, e extrovertida podemos relacionar com a energia Yang. E o contrário também acontece, quando você se depara com uma pessoa pálida, fria, tímida você poderá relacionar a uma pessoa Yin.

Na antiga China a pessoa praticava várias técnicas e hábitos para manter-se equilibrada. Com o passar do tempo antigos hábitos foram esquecidos e com isso o organismo está cada vez mais propenso a instalação de fatores patogênicos ou doenças das mais diversas possíveis.

Essas doenças estão ficando cada vez mais fortes e com isso nosso organismo está cada vez mais fraco. Os vírus tornaram-se altamente resistentes e mutantes. Com isso podemos ter uma depauperação coletiva do organismo. Não haveria problema caso tudo isso parasse por aí, o grande problema é que conforme nosso organismo enfraquece vamos ficando cada vez mais suscetíveis aos parasitas. Isso mesmo aqueles bichinhos que nossas avós davam medicamentos caseiros para combater. Depois que nos tornamos civilizados achamos que estamos imunes a esse processo, a verdade é que não estamos e cada vez mais necessitamos nos livrar de diversas comunidades que ocasionam sérios problemas e que pensamos que é uma doença e que no fundo é um parasita fazendo a festa.

O mais interessante nessa questão parasitológica é a relação humor e parasita. Isso mesmo o parasita pode afetar seu estado comportamental e você pode nem saber por achar que é um agente psicológico ou qualquer coisa do gênero. Por exemplo, a presença de amebas pode levar uma pessoa a apresentar sintomas de depressão. A pessoa se torna negativa, apresenta várias queixas de sua rotina e de sua vida, o pessimismo exacerba e o que pode estar acontecendo é que essa pessoa pode estar sendo parasitada por amebas. Todas as amebas produzem esse quadro. A pessoa apresenta dificuldade em criar vínculos positivos com a vida além de tornar-se queixosa, desenvolve uma dificuldade em realizar tarefas que anteriormente realizava bem. Ao tratarmos a ameba eliminando-a os sintomas desaparecem e a pessoa volta a ter uma vida normal. Acredita-se que as amebas produzam uma toxina que age diretamente sobre o psiquismo, segundo a Dra. Beatriz Brandão.

O fato é que nem sempre conseguimos identificar esses parasitas, tal como a fascíolas por exemplo podem ser ingeridos em folhas mal lavadas, que ao serem consumidas vão diretamente para o intestino delgado e seus cistos atingem a corrente sanguínea até habitarem no fígado. Ao atingirem a função hepática farão com seu hospedeiro emagreça consideravelmente e fique enfraquecido. Como na medicina chinesa o fígado guarda a raiva, a pessoa desenvolve problemas sociais.

O fato é que devemos aumentar nosso sistema imunológico em caso de contágio de doenças fortes. Não devemos nos esquecer do procedimento adotado pelos antigos ao fazer assepsia do corpo de uma pessoa, essas assepsias além de tratarem o corpo físico eliminavam influências comportamentais nocivas a sociedade e pertinente ao quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário