sexta-feira, 30 de julho de 2010

CONCEITO YIN/YANG

Para a medicina chinesa o conceito Yin/Yang é de importância fundamental. Para os chineses essas duas energias compõem o Universo de modo a se complementarem. A interdependência que existe entre essas duas formas de energia garante o reequilíbrio do organismo quando o mesmo sai do seu estado natural. Para a medicina chinesa, o desequilíbrio desses pólos acusa um quadro patológico, mesmo que não tenha se manifestado o sintoma físico.
A energia yin pode ser definida como uma energia feminina que está relacionada à água, lua, terra, frio, introversão, passividade, inverno, legumes, verduras, frutas, ascendente, etc..
A energia yang está relacionada ao masculino, e está relacionada ao fogo, sol, céu, quente, extroversão, atividade, verão, cereais, descendente, etc.
A acupuntura e a moxabustão (técnica empregada com bastão de Artemísia, o qual promove aquecimento dos pontos de acupuntura) podem compensar os desequilíbrios energéticos evitando quadros patológicos sérios. Quando a pessoa possui um desequilíbrio de energia e essa não atingiu sua parte metabólica, então devemos fazer outras compensações.
Por exemplo, para se equilibrar uma pessoa que está muito yang deve-se compensar com o yin. Uma pessoa yang tende a ser mais explosiva, irada, vermelha, quente, e você já deve ter encontrado com pessoas que são tão yang que acabam se prejudicando por perderem o controle de suas próprias ações. E isso se torna cada vez mais comum principalmente no fim do ano em que as pessoas estão recebendo o yang do clima e as pressões da época. A fim de evitarmos quadros exacerbados de distúrbios energéticos e conseqüentemente doenças mais sérias, devemos equilibrar através da alimentação um excesso de yang deve ser equilibrado com alimentos Yin principalmente com aumento da ingestão de vegetais.
Pessoas muito yang possuem uma tendência maior a contrair dengue, por isso devemos nos nutrir com alimentos yin para compensarmos o desequilíbrio.

O mesmo tipo de compensação deve ser feito com pessoas excessivamente yin, apenas que nesse caso os alimentos ingeridos deverão ser yang. As pessoas yang são mais frias, mais pálidas e introvertidas, devem consumir alimentos yang tais como cereais, peixe, ovos, carne animal.
O processo de classificação na natureza é relativamente fácil, o que cresce acima da terra é tido como yin e o que cresce abaixo da terra é tido como yang. Por exemplo, frutas, chuchu, abobrinha são yin e cenoura, beterraba, inhame são yang. Se uma criança apresenta febre, não se deve dar alimentos que estão abaixo da terra, pois esses mesmos alimentos farão a febre aumentar. Devemos administrar alimentos yin para que a febre não se eleve. Caso contrário poderemos agravar o quadro.

A importância da correção dessas energias é a fonte de uma vida saudável, conceitos como yin e yang quando seguidos nos levam a harmonia interna e ao equilíbrio perante a nossa vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário