sexta-feira, 30 de julho de 2010

TRÂNSITO

Tenho observado de alguns meses para cá o caos que está acontecendo em nosso trânsito. O mais difícil de admitir, é que o problema parte dos próprios motoristas, por serem pessoas tão vorazes, agressivas e sem respeito. Colocam o carro em cima da faixa, não dão passagem, sequer pensam em fazer uma gentileza; estão com pressa e a sua pressa tem que prevalecer acima de qualquer atitude humana. Aliás, a palavra humana parece estar fora do contexto profissional, pessoal, familiar e tantos outros. É a filosofia do “ema”, aquela em que alguns repetem: ema, ema, ema, cada um com seus problemas. O que essas pessoas não se dão conta é que geralmente sofrem de depressão ou de uma tristeza acentuada e não sabem o motivo. Causam verdadeira solidão no coração e acham que isso faz parte de um contexto de defesa, e assim se isolam da vida, das emoções, da integração social e de tantas outras coisas, que acabam doentes sem saberem a causa.

O autor Jeremy Ross, em seu livro “Combinações dos Pontos de Acupuntura” retrata muito bem quando escreve: “a experiência da unidade com todas as coisas faz surgir o sentimento de amor e compaixão por tudo. Quando os indivíduos não têm essa experiência, buscam o amor fora de si, na relação com outras pessoas. Alguns, principalmente os do tipo Fogo, tendem a confundir amor com paixão, amor é abnegação, um sentimento de beleza e felicidade que revigora o corpo e a mente, enquanto a paixão é simplesmente uma intensa emoção, centrada em outra pessoa, podendo manifestar-se como ódio ou amor. Se as pessoas do tipo Fogo não vivenciarem o amor dentro de si, podem buscar prazer, excitação ... (até no trânsito) .... e
sensação no sexo e nos relacionamentos com outras pessoas. É comum criarem problemas para si mesmos e para os outros, pelo comportamento irrefletido, espontâneo, entusiasmado demais e, principalmente, inconseqüente. Acrescento a esse texto o clima frio que estamos passando, esse clima agrava ainda mais o tipo Fogo, pois com o inverno tudo tende a se retrair, se recolher, se interiorizar, inclusive o calor do corpo.

Como o consumo de substâncias industrializadas aumentou muito, temos uma interiorização do elemento Fogo ainda maior, pois a química provoca uma espécie de fogo metabólico e o órgão que recebe esse fogo é o fígado, e como na MTC-Medicina Tradicional Chinesa o meridiano do Fígado está relacionado com a emoção raiva, temos um quadro comportamental agravado.

Para promover a expulsão desse tipo de ira devemos nos alimentar de uma forma mais natural possível, evitando produtos industrializados e preferindo produtos orgânicos. Devemos acrescentar à nossa rotina o consumo de boldo do chile em infusão, pois essa erva medicinal promove a circulação do fígado, não permitindo que fatores agressores se instalem e aumentem a ira. Devemos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, pois as ondas das emoções estão ficando cada vez mais fortes e violentas e senão nos precavermos poderemos nos afogar em alguma delas.

Deixemo-nos contagiar pelo amor, pela compaixão e pelo afeto, para que não somente o trânsito de veículos, mas para que o trânsito de nossa vida possa fluir livremente nesse planeta, podendo assim levar amor e compaixão por onde passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário