sexta-feira, 30 de julho de 2010

ELEMENTO ÁGUA AFETA O BOLSO

Nas próximas semanas falarei dos próximos elementos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa fogo, terra, metal e madeira, mas por enquanto ainda enfatizarei o elemento água, pois nossa realidade não permite esquecê-lo. Na teoria dos cinco elementos existe um ciclo chamado de dominação, nesse ciclo terra domina água. Quando um elemento excede o seu potencial, ele começa a exercer um ciclo de contra-dominação e nesse ciclo ocorre um processo contrário ao da natureza. O elemento água subjuga a terra e com isso ocorre um processo não natural, é nesse exato momento que o ser humano se perde e entra em um ciclo que não era natural à sua história.

Imagine um empresário, de qualquer porte empresarial, ele pode ter feito todo o programa de sua empresa desde o administrativo até a limpeza do local, mas as águas chegam e com ela o inesperado. Nesse caso ele tem duas formas de reação: lutar contra a água ou ceder ao processo natural e entrar em contato com uma força maior que irá proporcionar a saída da situação.

Tentarei explicar isso em termos de cinco elementos e espero não ser enfadonha. Quando o elemento água excede no indivíduo, seja por um processo metabólico, seja por um processo emocional ou por um processo energético, nesse exato momento essa água possui três caminhos a percorrer. Ela pode subjugar a terra, dominar o fogo ou gerar madeira.

No primeiro caso com o domínio da terra ela produzirá um excesso de preocupação, pois enfraquecerá a terra e com isso a pessoa fica muito pensante e não consegue tomar nenhuma atitude. É aquele famoso empresário que pensa, pensa, pensa e não consegue achar a solução. Uma das correções da insuficiência do elemento terra é a meditação, isso mesmo, a não mente, é nesse exato momento que você pode encontrar a solução de seus problemas. E com a acupuntura a pessoa consegue entrar em estado de relaxamento mais facilmente. Grandes idéias foram elaboradas em estados de relaxamento ou por acaso, mas infelizmente no ocidente ainda existe a arcaica cultura do investimento na razão, então as pessoas se tornaram tão racionais que estão se afundando em tanta razão com síndromes de pânico e tudo mais que acompanha o quadro.

No segundo caso a água invade o fogo e pessoa perde o Qi. O Qi na MTC possui uma propriedade muito importante, está relacionado ao self superior. Os chineses mais antigos falam que nós ocidentais não conseguimos ter uma idéia da importância do Qi, porque temos o hemisfério direito do cérebro deficiente. Nossa cultura enfatiza demais o hemisfério esquerdo do cérebro e no menor imprevisto não consegue ser criativo o suficiente para sair da crise, por isso as grandes empresas estão enfatizando o atributo criatividade em suas contratações.

Quando a pessoa perde o Qi ela se desmotiva e essa falta de motivação faz com a pessoa desista antes mesmo de tentar e, como no primeiro caso não consegue chegar à solução. Nesse caso a pessoa começa a ter comprometimento do sistema circulatório como um todo não somente na sua vida, mas também em seu corpo e, para corrigir esse quadro o mais adequado é adotar exercícios aeróbicos para que circule o corpo e a vida e aumente a produção de serotonina.
Quando o elemento água excede e entra no ciclo de geração ele dá suporte para o elemento madeira e nesse caso contribui com a segurança da pessoa, desde que não seja intenso. E quando a pessoa possui segurança, sua vida flui com mais harmonia, pois mesmo que ela tome uma atitude inadequada ela pode chegar a uma solução mais rapidamente, pois o medo não a paralisa e assim sua empresa pode crescer. Claro que essa empresa a qual me refiro pode ser a familiar, as relações amorosas ou qualquer outra realidade que a pessoa viva.É claro que todas as correções, agressões ou dominações estão vinculadas ao momento de cada pessoa e cada um tem o direito de escolha no seu processo e ninguém tem o direito de interferir a não ser a própria pessoa. Saiba antes de tudo que seguimos uma ordem natural do Universo e por mais difícil que tudo possa parecer ainda existe, assim como na natureza, o seu tempo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário