sexta-feira, 30 de julho de 2010

A CELULITE TRATADA PELA MTC

A celulite é atribuída às gorduras de aspectos granulosos que se concentram habitualmente nas coxas e nádegas, e, algumas vezes, em braços e na parte inferior do abdômen. A palavra celulite é atribuída a uma inflamação dolorosa dos tecidos subcutâneos. Ela é ocasionada por uma deficiência circulatória e pelo consumo excessivo de alimentos com muita gordura como: carne, laticínios, sorvetes, frituras, salgadinhos, refrigerantes, doces, chá, café e álcool.
Muitos esteticistas e fabricantes de cremes para celulite, afirmam que ela é causada pela acumulação de substâncias residuais tóxicas nos tecidos, devido a uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e processados. Dizem que os depósitos de água, gorduras e impurezas daí resultantes, dão à pele uma aparência de “casca de laranja”, que se torna mais evidente quando se aperta a zona afetada.

O parecer científico é que as mulheres criam tanta celulite nos quadris e nas coxas devido ao hormônio feminino estrógeno e esse hormônio faz com que elas acumulem gorduras nessas regiões.

A medicina ocidental indica exercícios: natação, ciclismo, dança, aeróbicos e outros – e seguir uma dieta pobre em gorduras, que inclua muitas frutas, verduras e legumes. Todas as indicações são de grande valia para um excelente resultado, mas podemos acrescentar mais dois quadros segundo a visão da MTC – Medicina Tradicional Chinesa.

O primeiro quadro é a deficiência do Qi do baço-pâncreas, pois como esse canal é responsável pelo transporte de todo o corpo, devemos deixá-lo trabalhando equilibradamente para que não haja o acúmulo de gorduras. E para equilibrarmos e fortalecermos sua função o mais indicado é a eliminação do açúcar, do alimento cru e a prática do relaxamento mental diariamente. Os alimentos devem ser cozidos no vapor ou da forma costumeira e eliminam-se saladas cruas e legumes crus.

Outro quadro que contribui para o aumento da celulite é a deficiência do Qi do pulmão e, por mais estranho que isso possa parecer e além do seu envolvimento no sistema circulatório, contribui na troca gasosa do mesmo. O pulmão possui uma função importante na medicina chinesa, pois é ele que envia os líquidos para o rim e de lá ocorre à excreção das toxinas do sistema. Permitindo que o sistema flua mais livremente e assim promove a desinflamação das células.

Devido às solicitações diárias e às rotinas estressantes, estamos cada vez mais diminuindo nossa capacidade respiratória. Se você consegue praticar algum exercício ou possuir uma atividade aeróbica, isto é, aquela atividade em que você acelera seu ciclo respiratório de uma forma saudável, pode ter certeza de que você faz parte de uma classe privilegiada e que está se curando de uma série de doenças. Mas se você possui uma rotina estressante, come de forma a compensar suas frustrações na comida, pode ter certeza de que além de celulite, você pode contrair uma série de outros sintomas que irão denegrir com sua condição física.
Não importa se você não pratica nenhuma atividade física ou qualquer tratamento estético que combata celulite, ainda assim você pode começar a trabalhar sua respiração em casa e tonificar o Qi do baço-pâncreas e para isso basta apenar você estimular dois pontos antes de praticar seu exercício físico. O primeiro é o ponto P1 promotor da função do pulmão. Localizado a dois dedos abaixo da clavícula sentido do mamilo, estimule simultaneamente os dois pontos, um de cada lado, com seu dedo indicador, por dez segundos e respire profunda e calmamente por 30 segundos, repita por três vezes. Em seguida tome um excelente desjejum contendo frutas, cereais, pão integral, queijo light, mas não deixe de fazer uma boa refeição no período da manhã para que você inicie um bom dia, caso você tenha alguma dúvida sobre sua alimentação, procure uma nutricionista que ela poderá te orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário