sexta-feira, 30 de julho de 2010

Auxílio da Medicina Tradicional Chinesa

Baseado no artigo da professora Érica Marin no jornal Diário de Taubaté, do dia 05 de novembro de 2009, e no lançamento do filme “2012”, podemos entender que estamos passando por um período de reavaliação de valores. A quebra na economia mundial, citada pelos Maias, tende a desestabilizar o sistema financeiro, mas principalmente, forçar o homem a participar mais harmoniosamente do processo universal da vida, como citado pela professora Érica. E como todo período de transição, temos que manter a calma e a paz interior para suportarmos as tribulações advindas nesses períodos.

Emoções como medo, inseguranças, instabilidades sociais, refletem o perfil das pessoas em nossos dias atuais. A Medicina Tradicional Chinesa tende a equilibrar os pólos geradores desses estados alterados. Quando a pessoa passa por um nível de tensão ou estresse muito intenso ou muito longo, ela agride o meridiano do rim e com isso pode perder o controle sobre suas emoções, pois na MTC a emoção relacionada ao rim é o medo. Quando a vida da pessoa é comandada por essa emoção, ela pode sofrer danos irreparáveis e com isso ficar a mercê de qualquer agente externo, que acabe destruindo seu equilíbrio. Pode estar naquele chefe que exige o cumprimento de metas, pode estar naquele marido que não permite a pessoa ter vida própria ou naquela esposa que não pára de reclamar, enfim, existem tantos fatores externos que podem nos influenciar, que acabamos esquecendo quem somos de verdade. Quando o meridiano do rim está afetado, a pessoa deixa de lutar pelos seus direitos, perde a motivação e não consegue o mesmo desempenho que antes.

Para que você não desenvolva esse tipo de sintoma, preserve mais os seus rins mesmo que você não possua nenhum sintoma nesse órgão, pois quando me refiro ao meridiano do rim não estou mencionando o órgão, mas ao Qi que habita no mesmo. Evite ficar em pé por muito tempo, evite comer alimentos industrializados, prefira alimentos orgânicos, pois mesmo que sejam um pouco mais caro, ainda sim são mais econômicos do que os gastos de uma doença, e evite excessos de sal na comida, todos esses fatores irão agredir a energia dos rins. Cuide do seu pulmão, pois quem gera Qi para o rim é o pulmão e exercícios aeróbicos pela manhã são excelentes nas funções respiratórias. Mesmo que você não consiga ter uma atividade regular pela manhã, respire pelo menos alguns minutos de forma compassada e regular, para equilibrar a relação pulmão-rim.

Pessoas que preservam seus rins são verdadeiros guerreiros, vão a luta e não ficam procrastinando seus compromissos. São destemidas e se tornam menos vulneráveis a controles sociais, por isso podemos acreditar que em nossa sociedade não é muito interessante ao sistema governamental possuir pessoas com o Qi do rim fortalecido. Desse modo as notícias nos jornais, as crises financeiras, os controles das massas não surtem efeito, e com isso essas mesmas pessoas podem continuar suas vidas baseadas em vitórias e conquistas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário