sexta-feira, 30 de julho de 2010

DESBLOQUEIOS NEUROLÓGICOS

Muitas vezes agimos por impulso e desconhecemos nossas atitudes. Isso ocorre devido às informações passadas para o nosso cérebro ao longo dos anos. Somos condicionados a determinadas atitudes e após tomá-las nos arrependemos e não conseguimos voltar atrás. Talvez tenha sido um desses condicionamentos que fez com que o nosso jogador Kaká tenha tido uma atitude agressiva, nunca saberemos. Mas podemos concluir que nem todos nós teríamos a mesma atitude. A questão está em gerarmos atitudes proativas de tal forma a gerar benefícios em nosso dia a dia.

Para isso devemos entender um pouco sobre a nossa dependência celular. Quando possuímos uma mensagem cerebral repetitiva o corpo gera neuro-hormônios que ocasionam dependências celulares, pois as células se alimentam dessa substância produzida a partir de uma determinada emoção. Por exemplo, quando a pessoas está condicionada a sentir raiva com freqüência, ela libera substâncias compatíveis com essa raiva e as células por sua vez passam a se alimentar dessa substância. Com essa liberação repetitiva ocorre uma dependência celular. Como a célula necessita cada vez mais dessa substância, ela provoca situações repetitivas com intuito de poder se alimentar dessa substância, que é liberada a partir de uma emoção.

Tenho utilizado em meu consultório uma técnica aliada a acupuntura para interromper esse processo de repetição, que é a técnica ericksoniana. Essa técnica trabalha no sistema neurológico no sentido de criar novas conexões neuronais e com isso criar novas reações em determinadas situações na vida do indivíduo. Quando a pessoa faz acupuntura sua energia se equilibra, as células em equilíbrio não necessitam dos neuro-hormônios. Nesse caso ocorre uma independência química, nesse exato momento podemos trabalhar novas possibilidades fazendo com que gere novas reações comportamentais. Por exemplo, faço acupuntura equilibro a pessoa e induzo mentalmente a uma situação de estresse vivenciada repetidamente pela pessoa, nesse exato momento a pessoa libera hormônios pertinentes a situação vivenciada mentalmente, mas como a célula não necessita do suprimento, essa substância é rejeitada fazendo com que o metabolismo não necessite dessa substância. Como o metabolismo está em equilíbrio continuamos o processo e induzimos a pessoa a encontrar a melhor resposta ao processo de estresse vivenciado, nesse momento ela conecta uma nova situação que fica registrada em sua formação neuronal, fazendo com que ela crie um comando novo e ative-o quando necessário. As pessoas deixam de se incomodar com a situação e passam a reagir de forma bem mais equilibrada e tranqüila, fazendo com que novas possibilidades sejam vivenciadas.

Esse processo é simples e de grande valia, enquanto você não participa dele treine imaginando uma situação que o aborreça, imagine que está vivenciando essa situação de forma diferente, onde sua reação é calma e tranqüila. Faça apenas uma experiência e observe o que acontece, pode ser que você se beneficie apenas com essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário