sexta-feira, 30 de julho de 2010

DENGUE PARA A MTC

Para a MTC – Medicina Tradicional Chinesa as doenças ocorrem pelo desequilíbrio do sistema. Um corpo equilibrado não contrai nenhuma patologia, pois possui um sistema de defesa muito eficiente, capaz de combater qualquer surto. Quando nos expomos a fatores que desequilibram nosso corpo, contraímos doenças. São vários os fatores que contribuem para o desequilíbrio, entre eles podemos citar: clima, alimentação, emoção, excesso de trabalho e outros. Quanto mais tempo ficarmos expostos a esses fatores agressores, mais forte se torna a contaminação.

Você já parou para pensar por que em uma casa, um familiar pega Dengue, enquanto o outro, não pega? Isso é no mínimo intrigante. A medicina responde com o argumento da pré-disposição. Sim, é uma verdade, mas o que leva a essa pré disposição é que é o ponto principal para nos precavermos. Cada patologia para a MTC possui o seu fundo de deficiência. Nenhuma doença ataca se não tiver o meio propício para sua proliferação, é o caso da Dengue.

Há cinco anos, quando ministrei uma palestra em meu consultório, consegui provar por uma série de constatações na alteração da rotina das pessoas que elas se submeteriam a uma doença séria, grave e o principal, que seria contraída devido ao aquecimento do corpo das pessoas. Só não tinha o nome da doença e me justifiquei pela falta do nome, mas hoje posso atribuir o nome, e se chama Dengue. É isso mesmo, a Dengue ataca pessoas calóricas, ou que possuem calor interno. Vários são os fatores que contribuem para o aumento desse calor, entre eles podemos citar a alimentação rica em agrotóxico, a sobrecarga do dia a dia, a falta de líquido e muitos outros fatores.

O principal motivo no aumento da temperatura do corpo são os alimentos, pois a quantidade de agrotóxico colocada nos alimentos é muito grande e eles provocam uma deficiência de Yin, que são os líquidos do corpo, e um aumento de Yang, que está relacionado com o calor do corpo. Geralmente são pessoas vermelhas, que suam muito ou que possuem urina escurecida, qualquer fator de calor pode ser um agente de pré-disposição à Dengue.

Você não precisa se alarmar, basta seguir a orientação dos órgãos competentes e se precaver na alimentação. Para tal, é indispensável o consumo de alimentos orgânicos, bem como a ingestão de inhame, pois o inhame é um excelente depurativo do sangue e beneficia as vias de circulação, evitando toxinas acumuladas.Se você possui calor excessivo que não alivia com alimentação, procure um acupunturista credenciado, pois o mesmo possui técnica para diminuir seu calor.

Acima de tudo, fique tranqüilo, pois o sistema imunológico quando em condição normal pode se restabelecer de qualquer patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário