sexta-feira, 30 de julho de 2010

DIA YANG / NOITE YIN

Para a MTC – Medicina Tradicional Chinesa o dia é Yang e a noite é Yin. Como Yang é uma energia calórica, de disposição, ativa, as pessoas se tornam mais dispostas, permitindo que sua energia flua com mais vitalidade. Quando a pessoa possui um Yang muito ativo, ela pode desencadear problemas no alto da cabeça, pois o Yang tende a subir. De manhã toda a energia tende a subir e nesse caso as pessoas ficam propensas a alergias superiores, tais como crises de espirro, acordarem com dor de cabeça, desconforto na garganta e outros.

O processo noturno diferencia-se do processo diurno, pois a noite é Yin e está relacionado com uma energia passiva, tranqüila, com os líquidos, com a inatividade e outros. Quando a pessoa possui deficiência de Yin ela desenvolve dificuldade ao entardecer. Como a noite é Yin, pessoas que possuem deficiência de Yin desenvolvem problemas respiratórios, ansiedade, dificuldade para dormir e outros. Como o Yin está relacionado com os líquidos do corpo, conforme os anos se passam tendemos a diminuir o líquido observamos secura na pele, cabelos se tornam mais seco, enfim o corpo como um todo tende a ressecar. Uma das funções dos líquidos corpóreos é equilibrar Yin e Yang, e quando ocorre ausência do líquido do corpo o Yang tende a subir. Pessoas que consomem pouca água desenvolvem deficiência de Yin com maior facilidade. Mas existem pessoas que mesmo ingerindo uma quantidade razoável de água, continuam apresentando dificuldade para reterem esse líquido. Essa dificuldade de retenção pode ser gerada pelo consumo de água inadequada, pelo suor em excesso, pela freqüência aumentada na micção e outros.

Na acupuntura existem pontos que promovem a correção de deficiência de Yin. Esses pontos são agentes facilitadores da absorção de líquido pelo corpo. Para que você possa entender melhor, pense em uma bucha muito seca, mesmo que você molhe-a é difícil a absorção da água, pois a água escorre por ela e não ocorre a absorção, mas apenas após algum tempo a bucha começa a umedecer e consegue absorver essa água. A mesma coisa acontece com o nosso corpo, quando tomamos água para umedecer nosso corpo ele pode estar tão seco que muitas vezes não ocorre essa absorção, fazendo com que esse líquido aumente a freqüência urinária. Para evitarmos esse evento indico para a pessoa habituar-se a tomar pequenas quantidades de água ao longo do dia, tomar água alcalina, e tirar água de outras fontes tais como de fruta, das verduras cozidas com mais água, de carnes ensopadas aproveitando o caldo, ingestão dos caldinhos das sopas e outros. O importante é retirar a água de todas as fontes alcalinas possíveis, para fazerem com que o corpo possa absorver, pois essas fontes promovem propriedades de absorção. No clima seco que estamos passando todos os sintomas de deficiência de Yin tendem a piorar, portanto proteja-se adote uma conduta preventiva.

Um comentário:

  1. Acho que me identifiquei com esse post!
    Muito obrigada. Sempre admirei muito seu conhecimento e graças ao blog, agora posso aprender um pouquinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir