sexta-feira, 30 de julho de 2010

ELEMENTO MADEIRA responsável pelo equilíbrio social

O Elemento Madeira na Medicina Tradicional Chinesa – MTC, responde ao meridiano do fígado e ao meridiano da vesícula biliar. Quando o Yang do fígado está alto, temos atritos sociais, pois a emoção do elemento madeira é a raiva. Experimente observar a reação comportamental de sua família no dia em que ocorre um abuso alimentar, as pessoas se tornam mais agressivas e a paciência diminui muito, com isso o ambiente é contaminado por emoções grosseiras. Quando as pessoas relacionarem o alimento com o comportamento, estarão controlando melhor o seu dia. Alimentos mais naturais sem adição de compostos químicos promovem ambientes mais tranqüilo.

Observe o comportamento das pessoas em uma churrascaria, e compare com o comportamento em um restaurante vegetariano, que é o restaurante que não contém qualquer tipo de carne. É gritante a diferença comportamental nesses dois ambientes. Podemos concluir que a ingestão de determinados alimentos afetam nosso comportamento, assim como afetam o ambiente.

Caso você tenha acordado mais inseguro ou com um processo de raiva instalado, é muito provável que tenha ocorrido um abuso alimentar e nesse caso é fácil tratar, basta apenas fazer uso de um chá que libere o elemento madeira. E quando tomado em jejum possui um efeito mais eficaz. Um dos chás que libera o fígado é o boldo do Chile, não é o boldo comum plantado no Brasil, por isso adquira em um local especializado e faça uso sob a forma de infusão. Ferva a água e abafe as folhas em uma xícara por 10 minutos, ao tomar em jejum você estará facilitando a circulação do elemento madeira, com isso você assumirá atitudes mais equilibradas e seguras.

A insegurança produzida pelo meridiano da vesícula biliar atinge vários níveis, desde a escolha da roupa que se irá usar, até uma decisão familiar ou empresarial. Você já pensou estar em uma reunião decidindo o curso de sua empresa ou fechando um contrato de milhões e estar indeciso, isso pode ser catastrófico. Infelizmente, não temos muito tempo para decidir situações e temos que usar todas as nossas faculdades mentais de uma só vez, isso quer dizer, hemisfério direito do cérebro, responsável pelas nossas intuições, e hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pela nossa razão. Caso você não possua as duas possibilidades, poderá decidir de forma ineficaz, pois a vida está ficando cada vez mais seletiva e exige que usemos todos os nossos potenciais.Fique atento a nossa época, passamos pelo carnaval e os abusos alimentares ocorrem promovendo um desequilíbrio do elemento madeira. Com isso a tendência de agressões sociais aumenta. Para evitarmos transtornos sociais, devemos equilibrar o elemento madeira. E uma das formas de contermos o Yang do fígado, ou a energia de raiva é reforçarmos o Qi do pulmão, pois ele purifica e desce, podendo deter a subida excessiva do Yang. Podemos adotar alimentos mais saudáveis, livres de substâncias químicas, alimentos orgânicos e acrescentarmos caminhadas à nossa rotina.

Exercícios aeróbicos que não sobrecarregam o corpo físico promovem o equilíbrio e circulação do organismo, com isso você estará preparado para retomar suas atividades de uma forma mais eficaz e com todas as suas faculdades operantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário