sexta-feira, 30 de julho de 2010

EVITE OS SUSTOS DA PRIMAVERA

As doenças mais terríveis acontecem na primavera. Muitas pessoas não conseguem associar o clima à doença e o pior é que não são informadas sobre a prevenção de cada estação.

Hoje informaremos sobre o perigo da alternância climática e o seu comprometimento no final do inverno. Nesse ano presenciamos nossos termômetros marcando temperaturas altíssimas, pessoas que gostavam do verão passaram mal. Era visível o desconforto produzido pelas altas temperaturas. Muitas pessoas adoeceram devido a esse fator e nem se deram conta. Mas o mais importante é como o corpo reage quando essa temperatura abusiva cessa. O metabolismo sofre agressões seríssimas que irão repercutir na primavera.

No inverno tudo tende a se interiorizar. As plantas se interiorizam, alguns bichos hibernam, nós acumulamos mais gorduras para nos aquecer, alguns chegam a apresentar distúrbio sazonal afetivo – a famosa depressão de inverno, o clima também faz com que o organismo se torne acelerado para produzir mais calor. A grande questão está na virada do clima, aquele momento que acabou o verão e o ar deu aquela leve esfriada. É nesse momento que estaremos decretando o quanto saudável ou doente nos tornaremos na primavera.

Quando ocorre uma queda brusca de temperatura, o calor acumulado durante alguns meses tende a se interiorizar em algum órgão ou víscera. Nesse exato momento a pessoa produz um sintoma de febre para expulsar esse calor acumulado. Quando a pessoa administra um antitérmico sem orientação devida, ela estará apenas contribuindo para que o calor concentre-se ainda mais naquele órgão ou víscera.

Por exemplo, certo dia recebi uma paciente que estava com uma dor muito forte em seu olho direito, já havia consultado seu médico, mas a dor persistia. Então nos procurou e foi feita a pulsologia que constatou vento no fígado, devido ao calor acumulado. Essa pessoa possui raiva acumulada, e para a medicina chinesa a raiva é uma emoção pertinente ao fígado, por isso seu fígado já estava comprometido há algum tempo. Quando o calor interiorizou, ele se instalou no fígado e pela teoria da medicina chinesa o fígado se manifesta nos olhos. Então sua dor ocular nada mais era que seu fígado manifestado em seus olhos. E essa manifestação veio em forma de calor nos olhos, com vermelhidão e com irritação, padrão característico de calor. Além da acupuntura, foi indicado para paciente que a mesma tomasse um chá bem forte ao deitar que a fizesse suar, assim o calor sobe para superfície; mas o mais importante é que nessa combinação fitoterápica ou chá, deverá conter uma erva medicinal para liberar o fígado, pois se o mesmo não circular, o calor sairá somente do corpo e não do órgão específico. Uma semana depois, ela retornou e relatou que naquela noite ficou até de madrugada sem dormir devido ao calor, mas seguiu a orientação. Ao acordar ainda havia um pouco do sintoma, que foi debelado após o almoço.

Portanto, cuidado com a alteração climática. Não se exponha a mudanças climáticas abruptas, pois o problema não é a fase de interiorização do calor e sim a fase de expansão que ocorre na primavera, pois é nessa estação que tudo brota, tudo vem a superfície. E se você possuir algum calor acumulado de verão é nessa fase que você ficará susceptível a doenças graves, pois serão fatores patógenos acumulativos totalmente nocivos a saúde da pessoa. Não se esqueça de tomar água nessa alteração climática e principalmente se agasalhe para dormir, pois é na calada da noite que o fator agressor pode sair ou enraizar ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário