sexta-feira, 30 de julho de 2010

REFLEXOLOGIA na OBESIDADE

A obesidade nos dias atuais é um quadro preocupante no Brasil e em todo mundo.
As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, representando 9,6% da população. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde há 300 milhões de obesos no mundo. É considerada como uma epidemia. Para a Medicina Ocidental a obesidade é atribuída a várias reações químicas que ocorrem no corpo. Na visão da Medicina Chinesa a obesidade é atribuída ao desequilíbrio de padrões energéticos que proporcionam o distúrbio metabólico do corpo.

Por exemplo, em clínica pude constatar que existem diferenças básicas entre um paciente e outro, uma pessoa enfraquecida, de fisionomia abatida e com tom de voz baixo, não possui o mesmo biotipo de um paciente vermelho, ativo e com tom de voz alto. Ao depararmos com essas gritantes diferenças, temos que adotar tratamentos diferenciados para pessoas que possuem constituições diferentes. Por isso que a obesidade quando tratada com acupuntura oferece tratamentos diferenciados conforme o quadro do paciente, proporcionando reações químicas adequadas ao emagrecimento. Como em qualquer outro tratamento necessita da disciplina do paciente.

Quando a pessoa se dispõe a comer no horário certo, equilibrar o yin/yang com alimentação e outras condutas indicadas, nesse caso ela não estará só eliminando peso, mas também poderá melhorar sua disposição em todos os setores de sua vida. Com a alimentação yang, por exemplo, podemos fazer com que a pessoa que é mais calórica equilibre seu corpo e assim toda sua termodinâmica se ajusta promovendo a eliminação dos excessos do corpo.
Na aurículo-acupuntura temos alguns pontos básicos para tratar a obesidade que podem ser acrescidos de pontos específicos para um tratamento mais eficiente conforme o padrão. O tratamento básico consiste: Shen-men, SNA, hipotálamo, fome, sede e vício.

Um dos padrões que contribuem muito para o aumento de peso é o desequilíbrio do meridiano do BP - baço-pâncreas. O Qi (energia) do BP é responsável pelo transporte em todo o corpo. Quando ocorre uma estagnação de tecido adiposo (gordura), líquido, alimento e outros, temos uma grande possibilidade de deficiência de BP. Neste caso perguntamos a pessoa se ela pensa muito, se ingere muito açúcar ou se come muito alimento cru. Se houver uma exacerbação de um desses três fatores, então existe uma grande possibilidade de deficiência do BP.

Para corrigirmos esse distúrbio, devemos introduzir uma rotina adequada que proporcione equilíbrio do meridiano atingido, bem como podemos fazer uso dos pontos auriculares promovendo diminuição do apetite, drenagem dos líquidos parados no corpo, melhora da digestão e intestino quando comprometidos por essa deficiência, também diminui a vontade de comer doce. Os pontos que serão acrescidos são: Rim, ID (Intestino Delgado), E (Estômago) e BP (Baço-pancrêas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário