sexta-feira, 30 de julho de 2010

ELEMENTOS E COMPORTAMENTO

Realmente estou em estado de choque com a proporção das coisas: muita água, muita tristeza, muita desolação e principalmente muito desequilíbrio. As pessoas estão tão descompensadas quanto o tempo. Não era para menos, até hoje foi o investimento no ter, na aparência, no imediatismo e tantas outras coisas que não sobrou tempo para o equilíbrio da essência.

Assim como acontece com os elementos do planeta, acontece com os elementos do corpo, é um caos total. Como o grande filósofo Hermes citou em seu segundo Princípio da Correspondência: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”. Isso quer dizer que o que está ocorrendo na natureza externa também está acontecendo na natureza interna do homem, na mesma proporção.

Na Medicina Tradicional Chinesa o elemento água corresponde ao rim. A regulação dos líquidos orgânicos é em grande parte devida à atividade do Qi dos Rins. Quando a atividade do Qi do rim está correta, as ações “de abrir” e “fechar” são regulares. “Abrir” responde a expulsar os líquidos em excesso, “fechar”, a guardar no organismo a água da qual se precisa. O mais interessante é que não faz muito tempo, os nossos reservatórios naturais de água estavam com o nível muito baixo e as pessoas estavam com medo de ficar sem água. E agora os reservatórios naturais estão transbordando e as pessoas estão apavoradas com medo de serem atingidas. E a grande coincidência disso tudo é que: o rim rege o medo. Pessoas que possuem muito medo, geralmente, possuem problema no órgão ou problema no Qi do rim. Geralmente são pessoas que não conseguem ficar muito tempo em pé ou possuem acúfenos, ou zumbido, no ouvido. Mas o que realmente assusta é que as pessoas estão saindo do controle e para que elas não desenvolvam o pânico, faz-se necessário o procedimento adequado para poupar esse Qi.
Em primeiro lugar não se deve passar muito tempo em pé, se possível alterne as pernas para não sobrecarregar os rins. Sexo tem que ser feito com moderação, no caso da pessoa apresentar cansaço. Mentalizações para promover diminuição de certas substâncias no corpo. Evitar o consumo excessivo de salgado, porém um pouco de sal tonifica o Qi do rim. A grande dica é comer feijão azuki para repor o Qi do Rim, mas se estiver com dificuldade para encontrá-lo pode substituir pelo feijão preto.Acima de tudo devemos ativar a coragem existente em cada um. Muitas pessoas têm comentado comigo sobre o fim do mundo e eu tenho deixado apenas uma história contada por um paciente meu quando estava sendo submetido ao tratamento. Ele relata que quando os cristãos iam para o Coliseu e sabiam que seriam entregues aos leões, eles não choravam, não gritavam nem se desesperavam. Então as pessoas ficavam muito curiosas como eles conseguiam manter aquela paz sabendo que em breve seriam soltos no meio de leões famintos e que não teriam escapatória. E foi um belo dia que um dos soldados se rendeu a curiosidade e perguntou ao cristão porque aquele povo não tinha medo, e permaneciam em silêncio e paz durante o caminho que percorriam até os leões. O cristão tranquilamente olhou para ele e respondeu: nós temos a certeza de que ainda hoje estaremos com o pai. A moeda sempre tem dois lados, compete a nós sabermos com qual dos lados iremos ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário