sexta-feira, 30 de julho de 2010

Acupuntura-auricular

A utilização da aurículo-acupuntura é ampla e abrangente. Podemos empregar a técnica em pronto socorro, clínicas, consultórios, spas, em tratamento psicológico, pacientes químicos dependentes e outros. O pronto atendimento com aurículo-acupuntura, em casos emergenciais, proporciona ao paciente, alívio imediato de seu sistema.
Em cirurgias realizadas com analgesia auricular, o paciente não apresenta o inconveniente dos efeitos deixados pelo anestésico. Os tratamentos dentários auxiliados pela técnica fazem com que o paciente não perca a sensibilidade, nem o tônus muscular produz um efeito hemostático acentuado, motivo pelo qual é raro haver hemorragia durante o ato cirúrgico ou após o mesmo. Temos também uma dinamização da capacidade imunológica do paciente, bem como sua capacidade de reparação tecidual.
A aurícula é semelhante a um feto de cabeça para baixo, possui mais de 180 pontos que variam conforme a escola adotada. Devido à diferença adquirida na formação embriológica, podemos reconhecer alguns padrões pela simples análise auricular:
Tamanho – pessoas que possuem orelhas maiores indicam uma constituição mais forte. Quanto ao lóbulo, região que são colocados os brincos tradicionais, algumas tribos indígenas aumentam seu tamanho, pois acreditam que está relacionado com a vitalidade e a vida longa.
Espessura – orelhas espessas indicam uma condição digestiva mais saudável, bem como estrutura óssea mais forte. Ao passo que orelhas delgadas indicam uma constituição mais fraca, o que pode levar a muito nervosismo e também problemas respiratórios. Para conferir este passo, basta apenas você dobrar a aurícula da pessoa, conferindo assim a intensidade da flexibilidade. Quando ocorre uma resistência para dobrar a orelha da pessoa, consideramos uma pessoa com uma condição mais saudável, tanto física quanto comportamental, mas a resistência não pode ser muito intensa, pois isto também representa um distúrbio.
Ângulo – o ângulo entre a orelha e a cabeça deve ser inferior a 30º no caso de uma orelha normal, isso mostra um equilíbrio harmonioso entre o físico e o mental. No caso do ângulo ser superior a 30º, a constituição física tende a ser desequilibrada, assim como a mental. Portanto, para se conhecer o comportamento de uma pessoa sem que a mesma se manifeste, observe a angulação entre a orelha e a cabeça, se for muito acentuada saiba que essa pessoa não possui equilíbrio comportamental.
Ao utilizar um tratamento auricular, observe a questão da homolateralidade, isto é, pontos da orelha esquerda representam o lado esquerdo do corpo. Pontos da orelha direita representam o lado direito do corpo. Assim o lado esquerdo, trata com maior eficiência coração, baço e pâncreas. O lado direito trata fígado, vesícula e apêndice. Os membros, tanto inferiores quanto superiores também obedecem a essa regrinha. Quer dizer, se você possui uma tendinite, por exemplo, do lado esquerdo, será mais eficiente estimular o ponto auricular do lado esquerdo, o mesmo lado que apresenta o problema.
Devem ser observados os pontos auriculares quanto à coloração. Pontos vermelhos são característicos de enfermidades de caráter agudo recém começadas e nos episódios dolorosos. Pontos de coloração branca são observados nas afecções de caráter crônico. Pontos de cor cinza escuro associam-se a um mau prognóstico da enfermidade. Característica dos quadros oncológicos.
Semana que vem abordaremos mais algumas características auriculares e alguns pontos que permitem obter reações metabólicas saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário