sexta-feira, 30 de julho de 2010

DESINTOXICAÇÃO DA FAMÍLIA

A Medicina Tradicional Chinesa é reconhecida pelo arsenal fitoterápico que possui. Os fitoterápicos ou ervas medicinais, com propriedades equilibradoras do Qi, fazem com que o organismo restabeleça o equilíbrio Yin/Yang. No Ocidente é analisada a função medicinal da planta, e no Oriente a análise é direcionada para as questões energéticas. Por exemplo, uma planta que possui função laxante, isto é que solta o intestino, no Oriente é dita como uma planta promotora do aumento de Yin nos intestinos. O que eles querem dizer é que ela aumenta a lubrificação intestinal, pois promove aumento do líquido no intestino, e isto é excelente para pessoas que possuem síndrome do cólon irritável.

Outra grande diferença existente na abordagem fitoterápica é a parte da planta usada. No Brasil temos o velho hábito de jogarmos medicamentos fora, isso porque nossa cultura alimentar é a do desperdício. Às vezes temos pessoas doentes ao nosso redor e continuamos desperdiçando medicamento. Quer um exemplo? A semente de pêssego. A indicação na MTC é para tonificar o Yin dos intestinos, principalmente nos quadros de deficiência de Qi e de sangue. No Ocidente seria para fezes ressecadas, sede intensa, queimação epigástrica, e outros sintomas. Ela também resolve a fleuma e ventila o pulmão. A fleuma seria o muco que obstrui o pulmão, ela promove expectoração abundante proveniente de pessoas que se expõem a alterações climáticas intensas. Por exemplo: pessoas que trabalham em ar condicionado e que saem em temperaturas muito quentes, ou vice-versa. Essas pessoas com o passar do tempo contraem problemas respiratórios sérios e não conseguem descobrir uma causa real. Nesse caso podem fazer o chá da amêndoa da semente do pêssego e promoverem eliminação e fluidez das vias respiratórias, associadas com as respectivas ervas que apóiam a fórmula adequada ao quadro.

Aproveitando as festas de final de ano, podemos associar a semente de pêssego às depurações ou limpezas, necessárias ao corpo. Isso mesmo no final de ano sempre ocorre um ‘abusozinho’ alimentar ou de líquido nas festas. E nada melhor que deixarmos nossas sujeiras para trás e promovermos uma limpeza em nosso corpo físico para que entremos no ano com o pé direito e o corpo limpo. Um dos principais responsáveis por nossos resíduos mais pútridos são os intestinos e aproveitando o momento de limpeza em nossas vidas, aí vão algumas dicas para que você possa fazer um bom chá depurativo:

- Espinheira santa – para acidez estomacal. Pessoas que ingeriram muitos alimentos industrializados ou com excesso de agrotóxicos. Ela diminui a acidez estomacal.
- Boldo do Chile – excelente para limpeza e desintoxicação do fígado, mas tome cuidado não utilize o boldo nacional, pois apenas o chileno não possui toxinas.
- Senne – para pessoas que não possuem peristaltismo, ou contrações intestinais, o suficiente no auxílio da eliminação das fezes. Esse chá não pode ser usado por tempo muito prolongado, pois provoca dependência na função intestinal.
- Dente-de-leão – um dos chás mais importantes na limpeza do organismo, pois ao mesmo tempo em que limpa o organismo, promove efeito laxante, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas pelo intestino. Aliás, diga-se de passagem, que você deve escolher por onde irá limpar seu organismo. Pode ser pela urina, pelas fezes ou pelo suor.

Para pessoas que possuem dificuldade urinária, são sempre mais indicados os chás diuréticos. Como ipê-amarelo, usa-se a entrecasca e flor.
A limpeza é sempre boa após um abuso festivo, mas não abuse das plantas, pois ao mesmo tempo em que curam promovem efeitos contrários quando usadas por um grande período de tempo. É sempre melhor optarmos por uma rotina saudável com hábitos alimentares adequados ao nosso perfil Yin/Yang. Procure o melhor em sua vida e com certeza a vida sorrirá para você e para todos nós. Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário