sexta-feira, 30 de julho de 2010

MTC NA EMPRESA

Muitas pessoas acreditam que a MTC – Medicina Tradicional Chinesa está fadada a consultórios, clínicas ou hospitais, mas o que muitos não sabem é que os desequilíbrios dos elementos atingem qualquer classe social em qualquer lugar.

Durante 17 anos participei de atendimento clínico direcionado ao equilíbrio do Qi, ou essência vital. Constatei que o desequilíbrio desse elemento leva ao desajuste comportamental e interfere de forma muito intensa no rendimento do indivíduo. Quando o Qi do elemento está equilibrado a pessoa atinge sua alta performance.
O gerenciamento do Qi individual de pessoas contribui na integração do grupo e cumprimento de metas nas empresas e pode ser feito pela MTC. O equilíbrio do Qi, dos elementos dos colaboradores, promove uma reestrutura metabólica e uma adequação de seu comportamento pro-ativo, possibilitando uma sustentabilidade empresarial adequada ao seu departamento.

Ao ensinar como equilibrar o Qi de cada elemento para promover harmonia comportamental a pessoa se identifica com suas limitações e reestrutura suas relações no grupo. Descrição dos cinco elementos da medicina chinesa e a conseqüência comportamental no desequilíbrio de cada elemento.

ELEMETOS DA MTC:
- ÁGUA- Deficiência: rigidez e inflexibilidade. A pessoa não consegue se adaptar em seu meio, se torna alheia ao grupo fechando-se às suas próprias idéias. Excesso a pessoa se torna muito emotiva e protetora, impedindo que o grupo se expanda por seus próprios métodos. Órgão: rim. Emoção: medo.
- MADEIRA – Deficiência: passividade, inativação e insegurança. A pessoa desenvolve torpor e compromete as decisões de forma eficiente. Excesso: irritação e imediatismo. A pessoa não se adéqua devido às atitudes tempestivas. Órgão: fígado. Emoção: raiva.
- FOGO – Deficiência: depressão e desmotivação. A pessoa se isenta de qualquer participação. Excesso: motivação excessiva, atitudes explosivas e descontroles variados. Esse tipo de quadro prejudica todo o grupo, pois contagia os integrantes do mesmo. Órgão: coração. Emoção: alegria.
- TERRA – Deficiência: letargia física e mental. A pessoa não consegue acompanhar o ritmo do grupo. Excesso: excesso de pensamento. Gera estresse mental e diminuição do rendimento. Órgão: baço-pâncreas. Emoção: preocupação.
- METAL – Deficiência tristeza e melancolia. Leva a diminuição do rendimento e a tendência afastamento por motivo de saúde, nessa etapa ocorrem as psicopatias empresariais. Excesso: acúmulo de emoções. A pessoa não consegue trabalhar sua saúde emocional, acarretando uma futura explosão comportamental. Órgão: pulmão. Emoção: tristeza.

O cumprimento de metas empresarias pode ser feito de forma eficaz e equilibrada, respeitando a integridade física e mental. Ao iniciarmos a construção do telhado de uma casa necessitamos do alicerce bem estruturado, para que a construção perpetue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário