sexta-feira, 30 de julho de 2010

REFLEXOLOGIA na OBESIDADE parteII

Explicarei dois quadros importantes no tratamento da obesidade.

O primeiro quadro é o calor. Pessoas calóricas tendem a engordar mais, pois ocorrem várias reações que contribuem para esse resultado.
O calor pode ser original quando desde criança a pessoa já possuía esse sintoma, nesse caso atribuímos ao Jing Qi inato, que é uma energia atribuída antes do nascimento da pessoa. Na MTC – Medicina Tradicional Chinesa os fatores congênitos são atribuídos a esse Qi. O calor pode ser do Jing Qi adquirido, que é o Jing adquirido nos alimentos, na rotina do dia a dia, como por exemplo, pessoas que trabalham muito expostas ao Sol. Através do consumo de alimentos calóricos, o calor pode ficar retido em algum órgão dependendo da ingestão do mesmo, provocando a obesidade e nesse caso podemos adicionar ao tratamento básico de obesidade os pontos: TA – triplo aquecedor, órgão ou sistema que possui aquecimento, hipotálamo e adrenal. Para que o tratamento se torne mais eficaz devemos sedar os pontos: fome, sede e vício, toda vez que estivermos com apetite, sendo assim o metabolismo recebe comandos para inibir o apetite exagerado. A sedação consiste em pressionar os pontos levemente por uma média de tempo de oito segundos soltar e aguardar uns cinco segundos, e então repetir o processo por mais cinco ciclos.

O segundo caso é o distúrbio do Sistema Nervoso Central – SNC. Quando desequilibrado altera gritantemente o ganho do peso.
Um bom exemplo disso é quando ocorre exposição ao Sol. Constatei nesses dias que pessoas que trabalham em construção estão cada vez mais desequilibradas, eram pessoas que possuíam equilíbrio tanto físico quanto mental, mas que sofreram alterações em seu comportamento devido à exposição excessiva ao Sol. Tratei um pedreiro que após um longo dia de trabalho em cima de um telhado, refazendo o mesmo, tomou um golpe de vento frio com chuva, nesse caso ele adquiriu um calor interno que corrompeu seu sistema Shen, ou o mais próximo seria seu sistema neurológico, promovendo dores muito fortes e distúrbios comportamentais. Podemos atribuir ao calor aprisionado em seu sistema, pois quando a pessoa recebe um golpe de vento frio e a mesma estava com calor, esse mesmo calor entra em seu sistema e não consegue sair. O calor de SNC que gera a obesidade é bem próximo disso, apenas que no primeiro exemplo citado, o distúrbio acentua-se no comportamento e no quadro de obesidade no metabolismo, desencadeando reservas de fleuma, ou tecido adiposo, exageradas. Ocorre também acúmulo de umidade, chamado edema, na medicina tradicional. Podemos corrigir esse calor de SNC através de condutas adequadas adotadas na rotina, como alimentação, fitoterápicos, meditação e outras.

Existem alguns pontos auriculares que também contribuem, sendo eles: R – Rim, TA – triplo aquecedor, ápice ou superior, subcortex, ponto do cérebro, occiptal e outros conforme a necessidade do quadro ou da pessoa em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário