sexta-feira, 30 de julho de 2010

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A capacidade de atuação da acupuntura é muito ampla, oferece uma infinidade de recursos em várias áreas. Devido sua filosofia de equilibrar o sistema e não apenas tratar o sintoma, sua atuação abrange desde o metabolismo até o comportamento.

Semana passada, pude constatar essa atuação de uma forma bem evidente. Atendi uma jovem de 28 anos que sofria de baixa imunidade há muitos anos. Seu quadro agravou em pouco tempo. Além da baixa imunidade ela contraiu uma miocardite, infecções repetitivas, um câncer de mama e outros distúrbios. Quando iniciou o tratamento estava esgotada e com dificuldade em dormir, esse é um dos piores sinais do estresse, pois sem dormir a pessoa não consegue recuperar sua imunidade e assim os comprometimentos tendem a se agravar. Ela relata que em sua infância sofreu uma série de abusos morais e que agora não tinha mais força para continuar lutando.

Esses abusos fizeram com que ela se calasse perante a vida e que não reagisse.
No início do tratamento me preocupei apenas em restabelecer seu sono, logo após adotei uma técnica que permite aumento da imunidade. Essa técnica chega a aumentar os glóbulos de defesa em até 70%, e mantém um patamar de 30% de aumento pelo menos por três dias. A jovem relata que enquanto estava na maca sentiu seu corpo reagindo e chorou alegando que parecia ser a primeira vez que estava reagindo perante a vida e que a partir desse momento poderia contar com seu corpo. Geralmente esse tipo de observação ocorre em pacientes que sentem uma sensação de relaxamento intensa e que depois se submetem a métodos de tonificação com moxabustão, com agulhas e/ou eletro-estimulação.

Quando isso acontece é realmente emocionante, você pode constatar a pessoa retomando a vida. Ela se posiciona de forma proativa e pode contar consigo própria. E é isso que é o mais interessante da medicina chinesa, enquanto algumas pessoas sobrevivem a uma vida de pressões, outras podem se libertar dessas pressões e sentirem seus corpos reagindo de forma natural e participativa. Quando o metabolismo reage o comportamento também altera, e a pessoa se motiva novamente podendo dar e receber o melhor de si e da vida. Isso é vida, poder se tornar viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário