sexta-feira, 30 de julho de 2010

Se você encontrou uma pessoa descontrolada hoje, pode ter sido apenas "fogo".

E esse Fogo não é de palha, é apenas o elemento Fogo, que na Medicina Chinesa é responsável pelos meridianos do coração, intestino delgado, circulação-sexo e triplo aquecedor. Sendo que o penúltimo está relacionado com a função de proteção do coração e o último com os aquecedores do corpo.

Quando o meridiano do coração é atingido por um fator patogênico, que pode ser desde clima quente até um choque emocional, a pessoa perde o controle comportamental de uma maneira muito séria. São pessoas que param em manicômios, clínicas de reabilitação e outros lugares de recuperação. Mas o mais importante é que para a medicina chinesa ele abriga o Shen. A melhor definição no ocidente para Shen seria espírito, mas os chineses acreditavam que no ocidente não temos condição de analisar esse fator. Ele está relacionado diretamente com a paz. E talvez seja por isso que temos cada vez menos, pois o aquecimento global contribui muito para a degradação desse elemento.

A atividade mental e a consciência “residem” no coração, isso significa que o estado do Coração e do Sangue afetará as atividades mentais incluindo o estado emocional. Algumas funções são afetadas por esse elemento, entre elas podemos citar: atividade mental, consciência, memória, pensamento e sono. Por isso que hoje em dia as pessoas estão com a memória cada vez mais fraca. Imagine que você tem calor do clima, do elemento emocional e da alimentação muito química. Não há equilíbrio energético que resista e é por isso que nosso mundo fica cada vez mais descontrolado. As agressões ao elemento fogo são as mais variadas possíveis. E a partir desse momento aumentam os níveis de estresse, fadiga, insônia, agressividade e muitas outras coisas.

Ao observarmos manchas roxas, ou hematomas, que aparecem sem razão na pele, e que alguns dizem que é melancolia, na visão da MTC- Medicina Tradicional Chinesa ocorre devido ao desequilíbrio do meridiano do coração, pois ele controla os vasos sanguíneos e quando está descompensado ocorre um extravasamento do sangue. O equilíbrio desse elemento depende de uma nutrição adequada do sangue, pois ele dá origem a mente e oferece um suporte para esta, de maneira que a mente estará feliz e em paz.

Se você quiser saber sobre a energia do seu coração a título de yin/yang, observe a ponta de sua língua, pois é na língua que ocorre uma das ramificações. Quando a língua é pálida e fina, é um indicativo de que o coração é fraco e o sangue deficiente. Se apresenta locais de vermelhidão, é um indicativo de calor severo. A condição do meridiano do coração também afeta a fala e suas anormalidades podem causar gagueira, afasia que é a deteriorização da função da linguagem, dislalia que é a dificuldade em articular as palavras. Sudoreses excessivas também estão relacionadas ao estado desse elemento. Nesses casos devemos equilibrar o elemento fogo imediatamente, para que não ocorra descontroles sociais. Ao invés de eliminarmos e controlarmos determinadas situações, deveríamos tratar a causa para realmente eliminarmos o problema. O que ocorre em nossa cultura é que as pessoas ainda continuam tratando a copa da árvore, enquanto a raiz está totalmente fora de questão. Podemos até queimar a copa da árvore, mas se no final a raiz é forte pode ter certeza que os frutos ainda aparecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário