sexta-feira, 30 de julho de 2010

TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS

Uma das teorias mais utilizada na medicina chinesa é a teoria dos Cinco Elementos. Baseados nessa teoria podemos entender melhor a inter-relação entre órgãos, vísceras e os ciclos de geração e dominação.

Na antiga China não existia a medicina baseada em órgãos e vísceras, por isso a relação do homem com o corpo humano era baseada nos elementos. Os órgãos e as vísceras eram representados por esses elementos, a saber: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Cada elemento desses possui um órgão e uma víscera correspondente. Madeira é representada por fígado e vesícula biliar, Fogo por coração e intestino delgado, bem como por CS (circulação sexualidade) e TA (triplo aquecedor), Terra por Baço-pâncreas (para a medicina chinesa não existe a divisão, é considerado como um órgão) e estômago, Metal por pulmão e intestino grosso e Água por rim e bexiga.

O mais interessante dessa teoria são as relações que existem entre os elementos, pois através dessas relações podemos entender a origem da doença. E é por isso que a MTC se destaca tanto. Enquanto a medicina tradicional observa o sintoma e/ou o órgão ou víscera que apresentam distúrbios, a MTC consegue através dessa teoria, levantar dados para entender qual é o órgão ou víscera que está comprometendo o órgão ou víscera doente. Para isso faz-se necessária a compreensão do ciclo de geração, dominação e contra dominação.
Geração – madeira gera fogo que gera terra que gera metal que gera água. Representado por madeira → fogo → terra → metal → água.
Dominação – água domina fogo que domina metal que domina madeira que domina terra que domina água. Água → fogo → metal → madeira → terra → água.
Pode parecer um tanto quanto confuso, mas ao se colocar em prática os conceitos e exemplificá-los podemos entender facilmente essa inter-relação. Certo dia recebi uma criança de 6 anos, do sexo masculino com aumento da taxa glicêmica. A mãe não sabia o motivo do aumento da taxa, pois a rotina alimentar da criança não havia sido alterada. Fazendo uma pesquisa mais detalhada na rotina dessa criança, pude constatar que um mês antes ela havia tido uma crise virótica e devido a crise a mãe administrou antitérmico durante dez dias consecutivos. Nesse caso podemos relacionar a alta taxa da criança, pois a febre que estava exteriorizando algum fator patógeno, interiorizou e foi se abrigar no fígado. Devido à relação fígado e baço-pâncreas houve uma agressão desse segundo órgão por parte do fígado. Nesse caso estamos eliminando os fatores patógenos do fígado e o calor produzido no mesmo e bloqueando a agressão desse órgão. Em uma semana a taxa caiu pela metade e a criança não apresenta mais o sintoma produzido pelas taxas glicêmicas.
A teoria dos cinco elementos é um forte aliado no combate aos desequilíbrios gerados no corpo, pois ao mesmo tempo em que trata o sintoma, permite-se entender a relação entre os órgãos. Devemos, portanto, entender o mecanismo de funcionamento do corpo humano como um todo, pois às vezes pensamos que uma doença está instalada em uma parte do corpo e na verdade é apenas uma conseqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário