sexta-feira, 30 de julho de 2010

MTC NA PREVENÇÃO DA GRIPE SUÍNA - H1N1

Os mestres praticantes da MTC - Medicina Tradicional Chinesa possuem um linguajar característico com termos extremamente diferenciados, mas o importante é que eles não tratam sintomas e sim desequilíbrios dos meridianos ou canais de energia que percorrem todo o corpo. Após o desequilíbrio do corpo, as doenças aparecem e não importa o seu nome, contanto que se saiba a causa. Por exemplo, um dos fatores que contribuem para a gripe H1N1 é a deficiência de Baço-pâncreas, quando desequilibramos esse meridiano adquirimos uma probabilidade muito grande de contrair a gripe.

Os sintomas da Influenza A/H1N1 são sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

Para a MTC as doenças ocorrem pelo desequilíbrio do sistema. Quando tonificamos o meridiano do Baço –pâncreas – BP, diminuímos a probabilidade de contrair a gripe. Um corpo equilibrado não contrai nenhuma patologia, pois possui um sistema de defesa muito eficiente, capaz de combater qualquer surto. Quando nos expomos a fatores que desequilibram nosso corpo contraímos doenças. São vários os fatores que contribuem para o desequilíbrio, entre eles podemos citar: clima, alimentação, emoção, excesso de trabalho, estresse e outros. Quanto mais tempo ficarmos expostos a esses fatores agressores, mais forte se torna a contaminação.

No caso da gripe suína temos algumas probabilidades de agressão energética ao meridiano do BP, entre elas podemos citar a ingestão excessiva de alimentos crus, o consumo abusivo de açúcar e o excesso de pensamento. Qualquer um desses fatores quando em exagero, promovem a agressão desse meridiano, aumenta a predisposição a contrair a gripe.

O agravamento do quadro ocorre no ciclo de geração dos elementos, pois o elemento terra que corresponde ao meridiano BP gera para o elemento metal que corresponde ao meridiano do pulmão. Por isso a pessoa que contrai a gripe e desenvolve problemas respiratórios, tem seu quadro agravado.

Caso você possua abuso de alguns desses fatores, tente corrigi-lo o quanto antes. Faça meditação, coma salada pré-cozida ou diminua a ingestão de açúcar adotando frutas como substituição. Prevenir ainda é a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário