sexta-feira, 30 de julho de 2010

DENGUE INFANTIL

É alarmante o crescimento do número de casos de dengue em nosso estado. De acordo com os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE o número de casos de Dengue aumentou 885% entre 1º de janeiro e 24 de fevereiro deste ano. Entre fevereiro e março de 2010 houve queda de 52%, registrou 16.869 casos. Nesse último mês houve um aumento de Dengue em crianças, passando para 25% o número de contaminados infantis em todo o Brasil.
Nossas crianças estão temerosas. Temos que conscientizá-las sem ocasionar nenhum tipo de pânico. As escolas em geral têm feito uma excelente campanha de divulgação no meio infantil, mas por outro lado criou-se entre as crianças um tabu que muitas acham que irão morrer. É dever dos pais conscientizar a criança sem ocasionar medo.

A visão da Medicina Tradicional Chinesa - MTC sobre a Dengue é que ela é uma doença de calor. Pessoas calóricas possuem maior facilidade em contrair Dengue, mas nas crianças o padrão muda um pouco. Ainda continua sendo um padrão de calor, a única diferença é que esse calor é um calor Shu, e não um calor original.
O que é um calor Shu? É simples, é o calor que não é verdadeiro. O calor que é verdadeiro pode advir da alimentação, da tensão, genético ou qualquer outro meio. São pessoas calóricas, vermelhas, chegam a contrair doenças com febre facilmente e outros sinais. O calor Shu vem da falta de água. Geralmente a criança esquece de tomar água, com isso seu corpo vai aquecendo sem necessariamente produzir febre. E para agravar a criança come doce, o que leva a uma fermentação ainda maior, agravando o calor Shu.

Para prevenir a contaminação da Dengue Infantil devemos oferecer mais água para nossas crianças. Diminuir a ingestão de doces, geralmente os adultos dão doces para crianças como um gesto de carinho, mas o que ocorre é o aumento da fermentação e aquisição do calor Shu. Quando a criança começa a ter sudorese noturna, isto é suar muito à noite, é um indicativo do aumento do calor Shu. Deve-se imediatamente fazer a suspensão de doces e aumentar a ingestão de água.

Um dos grandes preventivos da Dengue é o inhame. A autora Sonia Hirsch em seu livro: Boca Feliz e inhame inhame, retrata muito bem essa prevenção “A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo”.
Os meios ditos complementares fornecem aspectos de prevenção de extrema importância, se você leitor foi agraciado com esse artigo, solicito a gentileza de divulgá-lo para que mais pessoas possam se orientar. Todos juntos podemos fazer diferença e o mundo se tornar mais seguro e harmonioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário