sexta-feira, 30 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO SHEN

Nos dias atuais, falar de Shen é a mesma coisa de insinuar que se viu elefante branco no meio da rua.
Todos sabemos que determinadas coisas são colocadas em desuso e, depois de um certo tempo, isso parece ficção.



Podemos colocar o Shen como uma coisa em desuso, ou melhor, foi deixada de lado por uma série de outros valores que não são tão importantes, mas que depois de um certo tempo acabam sendo. Mas o que é o Shen? Na visão dos Chineses eles atribuem ao lado sublime do ser humano, eles citam que nós ocidentais não temos condições de analisarmos com a devida precisão do oriental. Para o oriental Shen está relacionado à espiritualidade. Estaria próximo do equilíbrio espiritual. Coisas que nos tempos atuais são desconsideradas. A importância do dia a dia, do conhecimento, de estar na frente, de sobrepujar o outro, se tornou tão automática que não nos atemos ao simples fato que somos muito maiores que tudo isso. Somos criaturas com domínio total sobre as forças da natureza, a partir do momento que conseguimos dominar a nossa.


Quando o Shen se desequilibra, adoecemos mentalmente, perdemos o controle sobre nossas atitudes e reações. Começamos a viver conforme o sopro do vento. Ficamos abalados por qualquer evento que nos aconteça. Nosso estado de espírito passa a ser determinado por circunstâncias. Reparo em algumas pessoas que se abalam por tão pouco e nem possuem a consciência desse fato. E quando falamos, conseguem se ofender com a verdade. É realmente lastimável que algumas pessoas tenham perdido esse equilíbrio.


Por outro lado, quando temos o nosso Shen desenvolvido e equilibrado, qualquer evento que ocorra em nossa vida pode mudá-la definitivamente.



Foi o que aconteceu com um senhor que após saber que apresentava litíase renal, ou pedra nos rins, e possuir comprometimento da função renal, sentou-se em uma estação de trem às 6 horas da manhã e retirou um cigarro para fumar. Ele chegara a fumar 2 carteiras de cigarros por dia e nesse dia estava muito abalado com os resultados dos exames. Tirou o cigarro para tentar engolir os problemas, nesse instante seu irmão de coração passou pela estação e descobriu que ele não estava muito bem, apesar de não se verem a muito tempo, ainda sentiam muito amor um pelo outro. Perguntou o que estava acontecendo e o irmão contou. No mesmo instante se levantou e pediu para que Deus eliminasse o vício de seu irmão e que as bênçãos que estavam sendo derramadas seriam sem medida, que a partir daquele momento ele estava curado. Após uma semana retornou ao médico e pode constatar um milagre, além de não possuir mais nenhum sintoma, também não possuía pedras.


Isso é um exemplo de Shen equilibrado, quando temos um Shen equilibrado as boas novas são derramadas e a nossa porta fica aberta para receber, mas quando não há esse equilíbrio imediatamente após receber as bênçãos a pessoa começa a duvidar, ridiculariza, escarnece, e muitas outras ações que são lastimáveis e poderiam ser evitadas. O mundo necessita restabelecer o Shen para desenvolver uma vida próspera e mais feliz.Quanto ao senhor da estação, ele está muito bem. Isso ocorreu a mais de 20 anos e até hoje não fumou mais. Após ter falado com o irmão, chegou em casa e deixou o maço de cigarro em cima do móvel e explicou para sua esposa que deixasse o cigarro ali, até embolorar e quando isso acontecesse ele mesmo jogaria no lixo. Ele relata que após isso, várias pessoas vieram oferecer um cigarro ou pediram para que ele acendesse, mas conta que todo dia repete para si próprio: hoje não fumarei. E até hoje não fumou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário