sexta-feira, 30 de julho de 2010

INTEGRAÇÃO DO CORPO

Um dos conceitos fundamentais da MTC – Medicina Tradicional Chinesa é a integração do corpo, todas as partes do corpo assumem uma relação de interdependência e uma importância fundamental no processo energético. Quando o corpo é analisado, o especialista considera toda a sua interligação, por isso não podemos pensar em qualquer patologia isoladamente. O fluxo menstrual, por exemplo, depende de alguns meridianos. No caso de uma mulher que pense muito e que seja nervosa podemos citar, o coração e o baço-pâncreas. O coração na MTC, é responsável pela produção de sangue e o baço-pâncreas pelo transporte. Mulheres que são nervosas e que possuem um bom Qi de sangue, produzem mais sangue e tendem a possuir um fluxo menstrual excessivo.

Quando a pessoa apresenta um determinado sintoma o especialista deve analisar todo o corpo, os meridianos, comportamento, alimentação e outros fatores, para somente assim emitir o seu parecer. Pois às vezes o processo não é apenas de fundo hormonal e possui uma característica que leva ao desequilíbrio menstrual.

Recentemente podemos observar a importância de um integrante influenciando todo o sistema. Ao observarmos o técnico de futebol Dunga em seu rompante de emoções, observamos também, um time influenciado por tais emoções. Jogadores que sempre jogaram de forma equilibrada e centrada perderam a sua estrutura, e participaram de divididas jamais vistas. Isso quer dizer que um integrante possui a capacidade de influenciar e decidir um jogo, mesmo que não esteja jogando. Assim como um órgão possui a capacidade de comprometer todo o sistema, sem participar do processo sintomatológico. E nesse caso podemos concluir que o órgão envolvido não é a causa do problema, muitas vezes o problema está fora do campo de visão do profissional.

Devemos estar atentos a importância de todos os integrantes da equipe. Hoje em tendemos a viver de forma isolada em nosso mundo pessoai, todo o sistema nos leva a isso. Tenho participado de um grupo de interação a SBDG, o qual incentiva a dinâmica do grupo. O mais interessante é observarmos nossas reações pessoais dentro do grupo de uma forma lúdica ou brincando. Nesse momento, teoricamente, não estamos vivenciando nossas vidas e podemos de uma forma sutil analisar nossa reação perante o grupo e perante a vida. O corpo é um grupo onde todos os integrantes fazem parte de um processo que deve estar ajustado de forma síncrona para que a máquina funcione da melhor forma. Um integrante tem a capacidade de influenciar um grupo e ainda assim ficar incógnito.

Devemos estar atentos a todos os sinais do corpo para identificarmos o funcionamento. Como no caso do coração e do sangue, devemos estar tranqüilos para que o corpo produza o que deve ser produzido, seja em qualquer setor da vida, de forma equilibrada e harmoniosa. Para isso devemos nos manter calmos, pois essa atitude ainda é a mais compensadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário