sexta-feira, 30 de julho de 2010

OS MICRO SISTEMAS NA MTC

Na MTC – Medicina Tradicional Chinesa podemos contar com uma técnica no auxílio e alívio de sintomas, chamada reflexologia. Essa técnica possui três micros sistemas principais a saber: nas mãos, nos pés e nas orelhas. Ela é baseada na representação do corpo em cada um desses sistemas. Cada sistema possui um ponto correspondente a uma determinada parte do corpo, por exemplo você possui a representação de sua coluna em uma parte da sua orelha, nos pés e nas mãos.
Denominamos arículo-acupuntura a técnica que estimula pontos na orelha. Você já deve ter visto na rua pessoas com pequenos esparadrapos na orelha. Aqueles esparadrapos são micropores antialergênicos que permitem a respiração da pele, evitando assim processos alérgicos. Antigamente era comum as pessoas tentarem esconder essa forma de tratamento, pois existia um certo preconceito a esse tipo de abordagem, julgava-se que os pacientes quando submetiam a esse tipo de terapia eram portadores do HIV e com isso recebiam discriminações em seus serviços ou mesmo na rua. Com os meios de comunicação divulgando a terapia reflexológica, esse tipo de pré conceito mudou e hoje se torna uma técnica eficaz no auxílio de tratamentos na área da saúde. Por exemplo, pessoas que se submetem a tratamento de quimioterapia ou radioterapia, podem amenizar os efeitos colaterais ao empregarem esse coadjuvante, mas existem vários outros casos no alívio de dores. Essa técnica não é considerada um tratamento, mas promove alívio do sintoma até que seja iniciado o tratamento com o especialista.

A vantagem dessa técnica é que a pessoa estimula os pontos auriculares mesmo após terminada a sessão. O estímulo pode ser feito de várias formas, temos sementes de mostarda que fixamos com auxílio de micropore, pois conserva mais tempo quando inserida. Outro tipo de estímulo são as agulhas semi-permanentes que parecem uma tachinha minúscula, e possui inserção de 1mm na aurículo. Na falta desse material podemos utilizar um grão de arroz cortado em dois, três ou mais pedaços e fixar, pois o importante é o estímulo que o ponto recebe e não o material que está estimulando.

O estímulo de um ponto de auricular promove uma resposta imediata no cérebro que por sua vez libera substâncias endógenas para equilibrar o corpo. Essas substâncias não possuem efeito colateral, pois possuem um processo de controle automático. Temos uma capacidade eficiente no alívio de dor, processos alérgicos, digestórios, aumento da imunidade. Imediatamente ao puncionar um ponto auricular referente a um quadro de dor, a média de alívio é de 50% da intensidade da dor. Com o passar do tempo as pessoas chegam a obter um alívio quase total, o problema é que como o restabelecimento é rápido a pessoa geralmente volta a sua atividade normal e com isso pode sofrer uma nova lesão ao desrespeitar o restabelecimento do corpo. Eu mesma já obtive várias senhoras que se queixavam de dores na coluna e como obtiveram alívio da dor rapidamente, iam lavar a roupa ou arrumar a casa que estava uma bagunça e logo após a atividade sentiam a dor voltar de uma forma muito intensa.

Você poderá fazer uso de um mapa de aurículo-acupuntura e estimular os pontos manualmente ou com auxílio de um material pontiagudo, por exemplo a ponta do dedo ou qualquer outro material que produza estímulo. Você também poderá fazer um uso diferenciado, quando sentir dor no ponto consulte o mapa e tenha uma idéia da região que possui uma grande probabilidade de estar afetada em seu corpo. Este é um universo vasto e muito curioso basta apenas você explorá-lo para se inteirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário