sexta-feira, 30 de julho de 2010

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa ou MTC ganha um número maior de adeptos.
Com a intensidade das contaminações e as doenças que são cada vez mais agressivas, as pessoas estão procurando alternativas para solucionarem seus problemas, tanto de ordem psíquica quanto metabólica.
Nossa proposta é proporcionar, periodicamente, um material de utilidade ao público, esclarecendo a visão da MTC nos dias atuais.
A técnica possui termos complicados, tais como: vento de fígado, calor interno, yang agredindo yin, e muitos outros.
Tentaremos traduzir de forma sucinta e acessível, para que você participe um pouco desse mundo milenar que tanto pode nos ajudar nos dias de hoje.
A acupuntura tem referência de 3.000 anos. A ciência comprovou os efeitos dos pontos de acupuntura fazendo uso de exames de Cintilografia e Ressonância Magnética Funcional, com isso pôde constatar o efeito de um ponto de acupuntura localizado no pé, e provaram que o estímulo desse ponto é capaz de produzir efeito em uma área específica do cérebro, - o córtex visual - e assim auxiliar a visão. Pessoas que possuíam dificuldade visual, ao estimularem esse ponto, melhoravam sua visão.
Existe uma lenda sobre um guerreiro que em uma de suas batalhas feriu seu tornozelo, e acidentalmente foi puncionado ou espetado por uma pedra pontuda; após esse estímulo, sua perna parou de doer e ele pôde continuar lutando. Há muito tempo, a acupuntura é conhecida por aliviar sintomas de dor. O objetivo da técnica é equilibrar o Qi ou energia do corpo, e com isso tratamos a causa da dor que, conseqüentemente, ocorre o alívio da dor.
Ainda existem dúvidas sobre como a acupuntura atua.
Muitas pessoas me perguntam se existe algum tipo de líquido na agulha, pois elas não conseguem conceber a idéia de que apenas a inserção de uma simples agulha pode realizar tantas maravilhas.
A explicação é muito simples: a acupuntura atua nos meridianos, que são canais de Qi ou energia que percorrem todo o corpo. Esses canais promovem o equilíbrio em todo o corpo. São ao todo 12 meridianos principais e oito conhecidos como curiosos. Ao longo dos meridianos situam-se cerca de 2.500 pontos que, se estimulados corretamente, distribuem energia e atuam sobre os sistemas do organismo, promovendo o equilíbrio e a manutenção da saúde física e mental.
O estímulo do ponto pode ser feito de várias maneiras: laser, elétrico, agulhas sistêmicas (inseridas no corpo), agulhas semi-permanentes (geralmente fixadas na orelha), semente de mostarda, dígito pressão e outros.
Muitas pessoas ainda possuem resistência quanto ao tipo de estímulo com agulhas, pois em nossa cultura foi passado o “castigo da agulha”, falas como: “se você não ficar quieto a mamãe vai te dar uma injeção”, foi muito comum em nosso tempo e, dessa forma acabamos criando resistência quanto a esse tipo de estímulo.
O que as pessoas não sabem é que, após a inserção das agulhas, o estado meditativo e contemplativo que a pessoa adquire é inigualável e a partir desse momento a própria pessoa esquece que está sendo puncionada. Muitas pessoas chegam até mim com resistência a esse tipo de técnica, mas após três ou quatro sessões respondem muito bem ao estímulo e conseguem obter o relaxamento adequado ao quadro. O profissional tem que respeitar sempre o limiar de dor de cada paciente, para que esse não crie intolerância. E nesse momento ocorrem equilíbrio e recuperação do sistema imunológico, proporcionando a recuperação da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário