sexta-feira, 30 de julho de 2010

VENTO-FRIO

Alguns conselhos são atribuídos aos povos antigos, mas são de grande valia nos tempos atuais. Conselhos como não tomar banho após refeição, guardar resguardo após parto, não lavar cabeça quando estiver no período menstrual, não sair no vento frio após tomar banho quente, e outros poderiam ser seguidos. Com o passar do tempo adquirimos péssimos hábitos, e condutas inadequadas as quais somente após um período ocasiona problemas de saúde.

Observo nas ruas pessoas com cabelo molhado expostas ao vento ou com roupas inadequadas. Com o passar do tempo essas pessoas adquirem dores nevrálgicas que ‘caminham’, isto é não são fixas, a cada momento aparecem em um local diferente. Elas realmente migram de um lado para outro no corpo, e não apresentam qualquer relação. Essas pessoas também podem apresentar tremores faciais ou em qualquer parte do corpo. Ao ocorrer um desses sintomas, a pessoa deve tomar um procedimento adequado imediatamente, por exemplo, uma das medidas é promover uma sudorese, ou suor, que pode ser tomando um chá ou fazendo uma sauna assim, o vento instalado é expulso. Quando a pessoa não toma o devido procedimento para expulsar o vento, este inicia o processo de interiorização, que nesse caso começa a atingir o meridiano do fígado ou promover a paralisia facial, que é característica desse quadro. Ao se instalar a paralisia facial deve-se procurar o profissional adequado para o tratamento do quadro, mas quando a instalação ocorre no meridiano, então pode-se fazer a manipulação manual do ponto VB20, cuja localização é abaixo do crânio e ingerir chá para liberação do meridiano do fígado, por exemplo boldo-do-chile, mas deve-se tomar providência o quanto antes para que o quadro não agrave.

Dores ocasionadas por exposição ao vento são dores difíceis de serem tratadas, por isso todo cuidado é pouco. Deve-se proteger a base do crânio, para tal você poderá utilizar uma echarpe ou uma toalha ao redor do pescoço. Você pode observar que alguns motoristas de caminhão possuem o hábito de usar uma toalha ao redor do pescoço, esse procedimento evita a interiorização do vento e assim são eliminadas as dores no ombro e pescoço características desse quadro. Fica registrada a dica, elimine o vento e diminua as dores, se for este o seu caso não perca tempo e procure diminuir a exposição a esse agente agressor

Nenhum comentário:

Postar um comentário