sexta-feira, 30 de julho de 2010

ELEMENTO METAL

O elemento Metal é, sem dúvida nenhuma, um dos elementos em que deveria ser dado importância. Ele está relacionado ao meridiano do pulmão e guarda nossas tristezas. Sua função é a de fazer descer o Qi do corpo, significa que quando a função descida não está sendo cumprida a causa mais provável é a agressão desse elemento e sua deficiência. Por exemplo, quando a pessoa come e o alimento não consegue finalizar seu trato digestório, isto é, ele sobe promovendo o refluxo, um dos agentes principais é o equilíbrio desse elemento.

Outra atuação importantíssima desse elemento é com relação à parceria que existe entre o meridiano do coração e do rim. Para a Medicina Tradicional Chinesa – MTC, o coração produz sangue e o rim recebe, é o pulmão que promove a descida desse Qi ou do sangue, quando isso não ocorre temos distúrbios seríssimos no sistema cardio-respiratório.

Atendi um paciente que apresentava um quadro cardiológico sério. Durante sua vida sempre cumpriu suas obrigações de modo exemplar, mas não tomou o devido cuidado em cumprir uma rotina saudável, sempre muito tenso deixou seus exames de lado. Em um determinado dia surpreendeu-se com um infarto, apesar de safenado, seu cardiologista ainda possuía alguns comprometimentos. O cardiologista indicou-o para que eu avaliasse o quadro. Ao entrar em meu consultório, deparei com um histórico pregresso muito triste, cuja infância havia sido de muito sofrimento. Sua mãe tivera sérios comprometimentos em criá-lo, pois além de uma vida sem condições financeiras nenhuma, ela trabalhava em um serviço tido como escravo. Fora obrigada a se relacionar várias vezes com várias pessoas diferentes e dessas relações nasceram três crianças, cada uma com um pai diferente, que nunca se soube quais eram. Com o passar dos anos, essas crianças cresceram acompanhando todo o sofrimento da mãe e não puderam fazer nada, devido suas tenras idades.

Ao me contar todo o histórico, era perceptível a alteração respiratória do paciente, apesar do sorriso na face relatando que para ele isso não representava mais nada, dava para notar que o mesmo não acontecia com seu metabolismo. Ali ainda havia sinais de tristeza que foram identificados com a avaliação da pulsologia, que constataram uma enorme deficiência no meridiano do pulmão. Suas dores precordiais eram intensas, isto é, possuía muita dor no peito, que após a terceira sessão haviam desaparecido quase por completo. Com o restabelecimento do meridiano do pulmão e a orientação das atividades baseadas na MTC o paciente não possui nenhum sintoma cardiológico. Hoje em dia, com a autorização da cardiologista que o acompanha, esse paciente está ingressando em algumas atividades de lazer, já compareceu em alguns bailes e voltou a dançar. Meu conselho aqui é que não deixem suas tristezas trancadas na gaveta, façam imediatamente a faxina. Se for necessário dance, grite, cante, mas não deixe para mais tarde aquilo que poderá te dar uma dor muito maior do que o que você escondeu. A saúde é uma coisa que não conseguimos enganar e mais cedo ou mais tarde ela vai embora, principalmente quando atribuímos importância a coisas não tão importantes como ela. Tenho atendido pessoas que sempre deixaram para amanhã a caminhada, a boa alimentação, a meditação, o descanso e sabe o que elas perguntam? Será que um dia vou levar uma vida normal, isto é, aquela que sempre foram deixadas de lado. Então não deixe para amanhã, faça agora e tenha uma semana saudável e vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário