NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

NEUROCIÊNCIA NA INTEGRAÇÃO EM SALA
A educação e a aprendizagem estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, o qual é moldável aos estímulos do ambiente. O cérebro é formado por conexões advindas desses estímulos, quando positivas o aluno se torna participativo e cooperativo com todo o processo da educação, mas quando formam bloqueios temos um aluno reativo em sala de aula e no convívio familiar.





Aaprendizagem e a lembrança cerebral são estudadas pela neurociência, desde o nível molecular e celular até as áreas corticais. A formação neurológica corresponde a estados comportamentais proativos ou reativos desenvolvidos pelo aluno. Compete ao professor re-significar tais estados e direcionar o aprendizado ao programa a ser cumprido. O ensino bem sucedido provoca alteração na taxa de conexão sináptica, atingindo a receptividade do indivíduo e do grupo.



Outro aspecto fundamental para a criança é a alimentação, que afeta diretamente o cérebro em idade escolar. Quando a criança possui uma alimentação adequada baseada nos princípios nutricionais e energéticos, obtemos um aluno focado, estruturado e dono de um equilíbrio emocional, o qual proporciona uma integração social e familiar coerente e harmoniosa.

A neurociência e as ciências cognitivas somadas à educação promovem novo enquadramento e integração nas áreas de aprendizagem.

A integração no aprendizado do aluno e do professor é dinâmica e corresponde a áreas cerebrais específicas. Quando o docente não está preparado para interagir com o meio de forma dinâmica e integrativa, ocorrem dissociações e perda de objetivo na sala de aula. A interpretação de sinais em sala e as associações neurológicas devem ser claras, e corresponder a padrões de expectativa corporativistas entre aluno e professor. Ao atingir esse patamar poderemos trabalhar de forma a obter ganhos pessoais e profissionais inigualáveis. No momento em que a sala de aula se torna dinâmica o acréscimo dos recursos são facilmente aceitáveis.

Mediante interpretação de sinais e conceitos baseados na neurociência, nesse curso o professor obtém naturalmente uma interação e cooperação do aluno.