sexta-feira, 30 de julho de 2010

CUIDADOS COM O CLIMA

Para a MTC, o clima possui uma importância fundamental. Na antiga China o clima estava associado diretamente às funções orgânicas, a acupuntura era feita conforme as manifestações climáticas. Os climas como vento, calor, úmido, seco ou frio eram sempre respeitados quando havia uma patologia instalada, pois muitas vezes eles são os agentes promotores das doenças.

Com a evolução da arquitetura e da engenharia, o homem se dissociou dos fatores da natureza. A aparente segurança promovida por nossas construções fazem com que não tenhamos os cuidados necessários para mantermos íntegro nosso equilíbrio corporal. Escondemo-nos atrás de nossas paredes e ficamos condicionados como verdadeiros ratos de laboratório confinado em seu habitat climatizado. Tudo estaria muito bem se não necessitássemos nos expor a climas inóspitos. Estamos testemunhando a agressão climática promovida pelas enchentes, mesmo que não tenhamos passado por uma tragédia tão grande, sofremos agressões do clima pela umidade. Essa umidade na MTC é tida como um fator patógeno seriíssimo, pois senão tomarmos a devida conduta quanto à eliminação dessa umidade, ela pode se acumular e posteriormente, transformar-se em fleuma, que é a materialização da umidade mais conhecida por cistos, nódulos, linfonodos, etc.. Essa materialização ocorre pela deficiência de baço-pâncreas. Apenas para esclarecer, a deficiência de baço-pâncreas provoca uma dificuldade no transporte dos líquidos corpóreos, fazendo com que o mesmo se acumule em alguma parte do corpo.

Algumas providências devem ser tomadas para que não acumulemos os líquidos corpóreos, seja nos tecidos superficiais ou nos profundos. Para evitarmos o acúmulo dos líquidos superficiais devemos tomar uma providência básica e muito importante, eliminando os ventos e correntes de ar diretas. Pessoas que ficam expostas a ventiladores ou mesmo janelas que possuem vento natural, fazem com que os poros se fechem e com isso a umidade superficial fica acumulada, sendo assim não conseguem fazer a sua eliminação. Com o passar do tempo essa umidade se aprofunda e vai tomar os tecidos mais internos como músculos, tendões, e outros. Ao passar para os tecidos internos quem deve estar em dia é o baço-pâncreas senão não há eliminação. Nesse caso o primeiro procedimento básico e efetivo é fazer a suspensão de doces, para que a energia do órgão não seja comprometida e não ocorra um comprometimento no transporte da umidade ou de qualquer fluido corpóreo.

Essa teoria pode parecer um pouco simplista ou até mesmo sem sentido, mas tenho adotado essa pequena conduta com alguns pacientes e o resultado se torna muito eficaz. Vou esclarecer um ponto de interesse feminino na relação da umidade superficial e que atrai mulheres do mundo inteiro que é o caso da celulite, quando a pessoa deixa que essa umidade seja atingida e não faz a eliminação da mesma, o líquido tende a se acumular no tecido superficial colaborando com a diminuição da circulação, com isso ocorrem menos trocas e assim temos uma tendência à inflamação celular, ou em outras palavras, celulite. Aquelas inimigas que quando somos crianças são consideradas covinhas e com o passar da idade é um verdadeiro pesadelo. E se você reparar bem, hoje em dia até crianças possuem celulite, você já se perguntou o porquê disso? Não é estranho que de alguns anos para cá elas tenham aumentado tanto? Pois é, a resposta é simples. Isso ocorreu entre outras coisas pelo aumento do consumo de açúcar e, diga-se de passagem, que o governo está estudando sobre um programa que incentive a diminuição do mesmo, depois do ataque ao cigarro, o açúcar será o próximo a ser controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário