O elemento mais agredido hoje em dia é, sem dúvida nenhuma, o elemento terra. O elemento terra está relacionado com o meridiano do Baço-pâncreas, aqui convém abrirmos um parêntese, pois na medicina tradicional chinesa – MTC, baço e pâncreas correspondem a um só elemento, que está relacionado ao transporte. Tudo o que pára em nosso corpo possui relação, na maioria das vezes, com esse elemento. É ele que é o responsável por edemas ou inchaços, por acúmulos de gordura, por alimentos estagnados, muitas vezes pelo mau funcionamento intestinal e outras funções de extrema importância.
Alguns fatores agridem esse meridiano, entre eles podemos citar o excesso de preocupação. Pessoas que pensam demais possuem a tendência de acúmulos corpóreos. Pessoas que pensam demais acabam estagnando para a vida. Agora imaginem quando eu peço para uma pessoa diminuir o pensamento, é quase impossível esse evento ocorrer, e nesse exato momento é como se eu estivesse ferindo à sua rotina. O que as pessoas não sabem é que, o excesso de pensamento com o passar do tempo, pode ocasionar, principalmente, dois tipos de padrões: o primeiro é uma deficiência no elemento metal, que gera tristeza; o segundo é uma exacerbação do elemento água que ocorre apreensão em excesso, tendendo ao pânico conforme o caso. Por isso minha solicitação é deveras importante. No trabalho somos condicionados a pensar em excesso, e não possuímos qualquer tipo de prática para desligarmos nossas mentes, com o passar do tempo isso se torna tão automático que ocorre uma espécie de tártaro e não se consegue mais interromper o ciclo.
Acúmulos são extremamente danosos, se por acaso uma pessoa possui uma célula maligna no seu corpo, é necessário que o organismo faça excreção da mesma, quando não o faz temos uma catástrofe metabólica. Convém salientar que a necessidade diária de meditação, ou o simples fato de fazermos uma higiene mental, nos proporciona uma limpeza na mente e no corpo.
Outro fator que agride esse elemento é o consumo abusivo de doces. Pessoas que consomem açúcar em excesso, além de engordarem, agridem o meridiano do baço-pâncreas. Vale à pena conferir e adotar uma rotina que inclua meditação e o consumo de açúcar com moderação. Você sentirá a diferença no raciocínio e na disposição. Experimente e tenha uma vida longa e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário