sábado, 23 de outubro de 2010

Gentileza gera Gentileza

EXERCÍCIO DA SEMANA

Faça pelo menos uma gentileza por dia. Algo que você jamais pensou em fazer. Tá valendo um sorriso, dar passagem, desejar algo de bom, enfim qualquer coisa que você tenha certeza de que ajudou aquela pessoa ou pessoas que entraram no seu caminho.


Um pequeno resumo da vida de Gentileza. O “Profeta Gentileza” recebeu este nome porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”. Ele era um empresário de transportes, quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo o apego material.

O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói. Durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores. Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. A Avenida do cemitério no trecho até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chegam de ônibus da baixada e de Niterói.

Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não a entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material. Amorrr com três R era um R do Pai, um R do filho e um R do Espírito Santo.
Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro. Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir tudo com tinta cinza. Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.

Pessoas de destaque se levantam contra a violência de apagar a “Arte de Gentileza”. - O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada. - Sua vida vira filme, livro e tese em faculdades. - Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza. - A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta. - Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
Profeta Gentileza pregou o amor e a gentileza por mais de 40 anos pelo Brasil. 1917 - 1996.
Fonte
Texto: http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238

INVASÕES X RESPEITO



Ontem, assistindo ao filme “Contatos da Quarta Dimensão”, pensei o quanto estamos sendo
invadidos. O filme supostamente é bseado em fatos verídicos, ou pelo menos as gravações são verídicas, e retrata uma cidade do Alaska que sofre alguns fenômenos inexplicáveis. Com o desenrolar do filme podemos verificar que é sobre a intervenção de seres de outros planetas.


Achei interessante a título de informação, compartilhar essa experiência com você, caro leitor, pois nesse momento parei para pensar sobre as invasões que estamos sofrendo. São mosquitos da dengue que invadem nossa casa, são as super bactérias que matam, são os assaltos, até gripe, enfim nem é bom pensar.

Mas quando pararemos para pensar sobre a nossa forma de vida, quem está invadindo o quê? Quantos de nós estamos verdadeiramente investindo para um mundo melhor? Árvores estão sendo cortadas. Animais estão sendo mortos, crianças estão sendo atacadas, velhos abandonados, será que não estamos sendo um reflexo de tudo isso?
Ouço muitas pessoas atribuindo a culpa aos políticos, alegam que eles não dão assistência devida, mas será que a culpa é somente deles? Pergunto-me sempre o quanto estou fazendo de bem a esse planeta. E sinto uma leve angústia por não estar fazendo o suficiente, acho que partirei carregando essa sensação comigo.

Temos tanto para fazer e muitas vezes passamos por várias situações sem nos conscientizarmos que nós somos os políticos, aqueles que apenas assistem e não fazem nada. Alguns alegam que não possuem poder para fazer, e eu afirmo o verdadeiro poder está em cada esquina. Você pode e deve utilizar o seu poder no balcão da padaria, no trânsito, em qualquer lugar, pois quando utilizamos o verdadeiro poder, somos gentis, carinhosos, cuidadosos, somos amorosos.