segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comentários da prática dia 1

Em caso de dúvida, observações ou qualquer necessidade de comunicação deixe seu comentário aqui. Pode ter certeza de que estará acrescentando no processo evolutivo do grupo e do indivíduo. Esse espaço é aberto a elogios, críticas e todo o assunto exposto será analisado com total seriedade. Caso você queira ficar no anonimato, basta postar como anônimo.

Para postar entre no setor de comentários, clicando com o mouse na palavra comentários. Abrirá uma janela para que você redija seu comentário e após deixar seu comentário você poderá se identificar ou permanecer anônimo, fique a vontade.

21 comentários:

  1. Bom dia, Professora.
    Na verdade, eu gostaria de esclarecer que, na minha pedra do dia 1, fui mal interpretada. A minha pedra é o meu filho que trafica drogas (crack), e aí vc pode imaginar o que eu já passei e tb como é cada dia da minha vida, tentando nunca pensar no que pode acontecer a qualquer momento...
    É isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara aluna, sei o quanto pode ser difícil uma situação como essa. Por isso achei melhor não fazer qualquer tipo de comentário sobre a mesma, em aula. Sinto-me extremamente abalada e doída com o seu histórico e espero poder ajudá-la. Tenho experiência clínica com esse quadro de um jovem que se libertou do uso. Sei que esse tipo de comportamento está associado a questões pessoais, e que podem ser trabalhadas conforme você for adquirindo experiência para transformar a situação. Por enquanto gostaria de agradecer a confiança pela exposição do quadro. Fique tranquila, pois todos nós, em sala, estaremos tentando transformar essa pedra e promover uma construção que você se orgulhe.

    ResponderExcluir
  3. Professora, boa tarde! Foi citado em sala o exemplo onde cobramos de nossos filhos... ainda pequenos para que estude, para andarem rápido para não nos atrasar, entre outras cobranças que faz com que a escola, as terefas e provas se tornem um caos, desde pequenos isto se torna um fardo. Um simples banho se torna uma tortura. Mas no meu dia a dia tumultuado, percebo mas ão consigo fazer disto uma tarefa mais leve, as vezes peço desculpas, digo que a amo, e que nosso horário é corrido e por isso o stres, mas acho que na cabecinha dela só isto não basta...

    ResponderExcluir
  4. Cara(o)aluna(o), sei realmente o que é isso, pois tenho uma filhinha de 8 anos e vivo uma situação semelhante. O que posso garantir é que para nós nunca estará bom, cobramo-nos de tudo tanto da falta de presença quanto do excesso. O mais importante é que essas crianças fazem parte de uma geração muito mais perspicaz do que a nossa. Por isso quando estamos correndo nos nossos horários e compromissos, eles estão olhando e sentindo não o nosso esbaforido andar, mas o amor que estamos dispondo a eles. Mesmo que não usemos palavras a força do amor é inabalável. Apesar da sua rotina estressante ele está vendo além dos olhinhos normais.... Eu tenho um truque de sobrevivência, e vou te ensinar é assim: você pode viver a rotina real, mas coloque-se em outro lugar - quase como um lugar virtual - enquanto você estiver passando por situações tensas. Aprendi essa dica com Victor Frankl. Algumas vezes estou debaixo de uma árvore olhando um campo, outras estou na Disney com minha filha brincando, às vezes até na praia tomando água de côco. Experimente é muito legal, ao se levantar escolha um lugar paralelo para você se colocar com seu filho durante o dia. E depois me conte. Boa viagem pra vocês, em terra firme, rs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Professora!

    Infelizmente não pude fazer seu curso pois estou muito distante. Mas fiquei sabendo do mesmo por divulgação na minha universidade e fiquei extremamente interessada em assisti-lo. Espero, no próximo, estar presente!
    Mesmo assim, gostaria de deixar aqui a minha pedra a fim de tornar minha rotina mais leve. Minha maior pedra tem sido os meus estudos, por maior sacrilégio que isso possa parecer. Mas, infelizmente, rotinas de prova, professores querendo descontar suas frustrações nos alunos (e vc se cobrando ainda mais), tempo corrido e não ganhar um tostão com tudo isso realmente não tem feito muito bem à minha saúde mental! Espero que essa fase passe logo pois estou numa balança desfavorável, onde a auto-estima despenca e o stress atinge níveis cada vez mais altos, mesmo ainda sendo aluna...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Querida aluna,

    Agradeço muito por deixar sua pedra comigo, a nossa turma aqui na UNITAU está colecionando. Algumas serão lapidadas e serão transformadas em verdadeiros diamantes, outras servirão na construção de casas, todos participaremos desse processo de transformação até eu, rs. Sei o quanto é difícil essa fase, mas posso lhe garantir que essa é a pedra filosofal que possibilitará, em um futuro próximo, você adquirir força e estrutura para enfrentar outros problemas. Quanto aos nossos colegas frustrados posso te garantir que isso não é uma condição inerente ao ser humano, mas também somos cobrados, por isso se todos nós independente do cargo pudermos contribuir utilizando de compaixão, estaremos enriquecendo o caminho um do outro. Olhe para a essência da pessoa, coloque-se no lugar dela, isso é compaixão, e te garanto que você estará exercitando o seu QE. Que realmente possui o poder de transformar você em uma pessoa próspera e vencedora dos seus ideais. Tenha calma, tudo vai dar certo... Afinal, como já dizia uma velha amiga minha, se queres paz prepara-te para guerra. Usando o amor você sempre será vitoriosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá Professora,
    devo confessar q é muito difícil expor o q se passa comigo,mas vou tentar, + q isso, eu preciso. Bem, fui criada numa família em q meu pai e minha mãe brigavam muito, me lembro dessas cenas, eles brigando eu segurando na barra da saia da minha mãe(tinha uns cinco anos, eu acho), acho q foi aí q tudo começou. Minha mãe se separou e foi morar c/ meus avós(parte de mãe), onde as brigas e as discussões eram constantes. Eu p evitar as brigas fazia tudo o q minha vó queria, coisas como vc ñ pd falar c os vizinhos, vc ñ pd sair c as colegas de escola, olhar p meu tio eu já estava flertando, ela era muita sistemática. C isso fui me calando, n tinha c quem conversar, era eu e meus ... Td o q eu queria era um dia poder sair dali, ter 1 vida diferente. Ufa consegui! rs Mas ainda ñ consigo falar c as pessoas sobre a minha vida, meus sentimentos, continua sendo eu e meus ... Tenho 1 child, mas já ñ mora + comigo, talvez pela falta de diálogo. Qdo estou andando na rua ñ consigo ver as pessoas q passam ao meu lado, pois meus ... tomam contam de mim. Não consigo contralá-los.
    A propósito sua aula superou minhas expectativas. Até...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela sua apreciação da minha aula, já estava com a síndrome do fracasso, pois ser polêmica na apresentação de um trabalho é sempre um risco. Amada aluna, eu e minha filha mais velha vivemos por um determinado tempo a mesma situação... e foi horrível. Imagino e sinto todo esse sofrimento que você sente, tanto por vc qto por mim, mas sabe o que eu faço para superá-los hoje em dia? Não perco uma oportunidade que a vida me apresenta. É muito difícil para uma pessoa que vivenciou o silêncio e as normas superá-los, mas em um determinado momento de minha vida deixei de assumir o compromisso com o outro e assumi o compromisso com os meus ideais. No segundo dia do curso estaremos falando sobre nossas heranças familiares e do ambiente, estaremos limpando nos "90%" os resíduos deixados por essas experiências, tenho certeza que nós estaremos acessando outros ramos neurológicos e poderemos exterminar a conexão com as "aranhas" criadas. Um bjão no seu coração. Te espero na segunda. Se quiser entrar em contato com e-mail, estou a disposição.

    ResponderExcluir
  9. Para aquele(a) colega que tem medo de errar:
    Errar é humano e perdoar é divino, já diz o ditado popular. Não há nada mais humano do que errar. O medo de errar é na verdade bom, pois vai torná-lo(a) alerta e cuidadoso(a). O medo só é ruim quando ele te paralisa. Precisa descobrir o que é esse medo que te paralisa. Tente imaginar o que de pior poderia acontecer se você errasse. Algumas vezes, o erro pode causar grandes prejuízos a si próprio e a terceiros. Portanto, evite errar. Mas, algumas vezes temos medo é da reação de outras pessoas, do que elas poderiam pensar de nós. Preocupamo-nos com o reflexo do espelho. Desde criança temos a noção de que aparência é fundamental para sermos amados e aceitos. Uma criança bonita é sempre recebida com sorriso e carinho. Passamos a acreditar que se não estivermos dentro de um padrão seremos rejeitados. Nada é mais aterrorizante para uma criança do que a rejeição. Mas agora você não é mais criança. Tenha certeza e clareza do que faz e faça. Não fique paralisado(a). Assim, se alguem te criticar, esteja preparado para responder com propriedade e com conhecimento do fato.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristina,
    Desculpe, Professora, como li em alguns comentários é muito difícil se expor principalmente quando temos pessoas que de certa forma nos conhecem. Mas minhas simbologia se referiam ao meu marido e minha mãe. Não julgo como uma pedra difícil mas sim como uma dificuldade minha em coloca los como empecilhos.

    ResponderExcluir
  11. Cecília, obrigada pela ajuda com o nosso colega, mas se possível volte a falar em aula.
    Valeu

    ResponderExcluir
  12. Querida aluna em primeiro lugar não precisa se desculpar, lembra do nosso acordo? Podemos errar em nossa aula. Sempre existirá um colega do lado para nos ensinar, enquanto os outros apenas observam o ocorrido tal qual uma criança que não julga, apenas aprende.
    Bem acho que a sua simbologia, foi esclarecedora para a pessoa que está carregando sua pedra. Então esperarei pela ajuda de nosso(a) colega quando todos nós expusermos a solução das pedras.
    Quanto as pessoas do grupo que te conhecem eu tbm acho constrangedor passarmos por certas situações no grupo, por isso tento ser o mais discreta possível. Sei o quanto certas pessoas observam para mais tarde usarem as informações. Mas sabe, amada, acho que é uma oportunidade tão rica de evoluirmos que os julgamentos perdem completamente a força em prol dos ganhos.

    Espero poder contar com você em nosso processo de evolução, pois pode ter certeza que eu estou nessa de corpo e alma, evoluindo junto com todos.

    ResponderExcluir
  13. Querida , Já ha muito tempo você tem me ajudado na transposição das minhas pedras, contribuindo para minha saúde mental, espiritual e física. As vezes acho que minhas pedras são verdadeiras pedreiras! Hoje sei que o amor pelo ser humano, a doação sem esperar nada em troca é o caminho para a evolução espiritual. Obrigada por fazer parte da minha história e da minha evolução. Gostaria muito de poder participar das suas aulas.

    ResponderExcluir
  14. Amada Sheila, tenho certeza que não faltará oportunidade para estarmos juntas em aula. Quanto ao aprendizado posso garantir que foi mútuo. Você é uma pessoa maravilhosa e muitas vezes me ajudou, quando me pontuava em meu raciocínio. Tento desacelerar, mas até a presente data ainda não achei o botãozinho do mais devagar, rs.

    ResponderExcluir
  15. Realmente os olhos atentos de nossos colegas nos intimidam, mas ao mesmo tempo, digo por mim e creio que todos, estamos aqui de coração aberto, a procura de ajuda para olhar nossas pedras de forma mais leve. Quando recebi este email convidando para o curso, acendeu uma luz, e disse: É disto que eu preciso... Professora Cristina, gostei muito do primeiro dia do curso e estou ansiosa para os próximos. Vlw

    ResponderExcluir
  16. Puxa, obrigada. Seu comentário me alegra. Bom Final de Semana.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o primeiro dia do curso e acredito que será de grande valia para minha vida.

    ResponderExcluir
  18. Professora, bom dia!

    Qual é o endereço de seu consultório?
    Ah, não posso deixar de dizer que seu curso foi em uma direção diferente do que eu imaginava, mas gostei de suas palavras e seus ensinamentos. Só não sei se conseguiria externar em público as minhas pedras. Colocar as fraquezas em público não é uma atividade que sejamos estimulados a fazer. Parece que nos enfraquece diante dos outros.
    Por enquanto penso isso. Aguardo sua opinião.
    Um abraço e até a aula.

    ResponderExcluir
  19. Querida aluna, estudos apontam que em grupo externar emoções confere união e parceria entre os membros. Quando aparentemente tentamos sustentar uma postura que não nos pertence somos mal interpretados e damos abertura para que as pessoas nos julguem de forma errônea. Estamos em um processo de dinâmica do grupo o qual contribuirá com o ganho de todos. Até a tarde.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga,
    quando recebi sua proposta para participar deste grupo achei que seria muito bom.. Mas agora vejo que está sendo ótimo!!! Grandes lições estou tirando das dinâmicas e tenho certeza que sairei desse curso muito diferente do que entrei... União sempre! Amei o grupo com todas as suas diferenças!
    Beijo e abraço na alma!
    Cris

    ResponderExcluir
  21. Querida Cris, você é uma alma sem igual. Sua evolução e compreensão estão acima de todas as provas. Desejo-lhe sucesso e garantia nas suas conquistas. Bjão.

    ResponderExcluir